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Servidores são orientados a evitar falhas na contratação de softwares

Oficina tratou sobre a técnica de análise de pontos de funções

Cerca de 120 servidores participaram hoje (29) da Oficina de Contratação de Software, que ocorreu no auditório do subsolo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP). O evento teve o objetivo orientar os servidores dos 224 órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) a evitarem falhas de contagem de pontos de função nos contratos de desenvolvimento e manutenção de softwares no governo federal.

De acordo com a diretora do Departamento de Governança e Sistemas de Informação (DEGSI), Ana Carolina Degaspari, há uma carência na técnica de análise por ponto de função por parte dos servidores ligados à esta atividade, o que, consequentemente, gera gastos desnecessários. "A realização desta oficina, além de capacitá-los para melhor desenvolvimento do processo, é uma estratégia para garantir uma melhor gestão dos recursos", afirmou a diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI).

A análise de pontos de função é uma técnica para medir projetos de desenvolvimento de software. O objetivo é estabelecer uma medida de tamanho, considerando a funcionalidade implementada, sob o ponto de vista do usuário.

Para a professora de tecnologia do Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Angélica Toffano, os processos de contratação de empresas para desenvolver softwares são complexos porque o valor pago pelo governo é diretamente relacionado ao tamanho da solução. "A análise por ponto de função deve ser aplicada corretamente. A partir daí, o governo pode estabelecer um preço justo para o produto", explicou.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.