Você está aqui: Página Inicial > Eixos de Atuação > Governo

Governo

O Governo Federal disponibiliza aos órgãos ferramentas e iniciativas para o desenvolvimento de sistemas e informações aliadas à padronização, integração e interoperabilidade, com o objetivo de democratizar o acesso à informação nos sites e portais governamentais, reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade.


Conheça as recomendações de acessibilidade digital a serem seguidas nos sítios e portais do governo brasileiro.

Saiba como a política de dados abertos do governo brasileiro atua para que o cidadão possa buscar, acessar e usar as informações geridas pelos órgãos governamentais.

Governo coloca à disposição dos órgãos e da sociedade cursos online na área de Acessibilidade e Interoperabilidade

Como registrar domínios governamentais? Mais informações e os domínios registrados sob o "gov.br"

Boas práticas em formato de cartilhas para aprimorar a comunicação e o fornecimento de informações e serviços prestados por meios eletrônicos pelo Governo Federal.

A adesão ao modelo de negócio da INFOVIA proporciona compartilhamento de infraestrutura na Administração Pública Federal, gerando economia de custos com telecomunicações, áudio e vídeo.

Metodologia para avaliar a qualidade dos serviços públicos prestados por meios eletrônicos de acordo com a conveniência para o cidadão.

Padronizar os portais dos órgãos públicos federais e alinhar as informações para otimizar a comunicação com o cidadão.

Infraestrutura de TIC que pode ser o alicerce para a criação dos serviços de governo eletrônico, sendo pré-requisito para o fornecimento de melhores serviços à sociedade, a custos mais baixos.

Fonte oficial de informações sobre a estrutura organizacional dos órgãos e entidades do Poder Executivo federal - Administração direta, Autarquias e Fundações.

Centralizador de informações sobre documentos e serviços eletrônicos do governo federal. Objetivo é ampliar o acesso aos serviços, estimular a participação e o controle da sociedade e melhorar da qualidade do atendimento.

Organiza a operação, controle, supervisão e coordenação dos recursos de informação e informática da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal.

Para incentivar o uso do software livre, o Estado promove o uso de padrões abertos, o licenciamento livre e a formação de comunidades interessadas no tema.

Acompanhamento do processo de transição dos órgãos do SISP quanto ao atingimento das metas do Plano de Disseminação do Uso IPv6.

Infraestrutura eletrônica de documentação administrativa: contém Processo Eletrônico Nacional, Protocolo Integrado e Número Único de Protocolo (NUP).

Disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade: conheça as principais ações e desafios para proteger e preservar os ativos de informação e comunicação nas organizações governamentais.