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Eventos

publicado 07/06/2017 14h21, última modificação 07/06/2017 14h21

Seminário Internet e Desafios Regulatórios

publicado 23/05/2018 12h17, última modificação 23/05/2018 12h17
Quando 29/05/2018 a 09h00 29/05/2048 a 17h00 a
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A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio (ITS Rio) e o Movimento Brasil Competitivo (MBC) realizarão, no dia 29 de maio, o Seminário Internet e Desafios Regulatórios.

 

 

A aprovação do Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965, de 2014, "MCI") representou um primeiro e importante passo na regulação e na governança da Internet. No Congresso Nacional, propostas de emenda ao texto do MCI comprovam que deputados e senadores estão cada vez mais dedicados a temas envolvendo a Internet. No Poder Executivo, a definição de uma estratégia digital para o Brasil passa pela observância dos princípios traçados pelo Marco Civil. 

O seminário busca apoiar, de forma ativa e multissetorial, o potencial dos Poderes Executivo e Legislativo em aprofundar o debate e promover os princípios do Marco Civil da Internet, explorando alguns dos temas mais importantes sobre regulação da internet no País. Adicionalmente, o evento contará com a participação de especialistas internacionais que contribuirão para o debate com reflexões sobre recentes desenvolvimentos em debates como o combate às notícias falsas e a regulação de redes sociais.

Data: 29/05

Horário: 9h

Local: Espaço Inovatio - Enap (SAIS Área 2A - Brasília-DF)

Inscrições, programação e mais detalhes no site da ENAP

Fonte: Enap

VIII Fórum da Internet no Brasil

publicado 29/05/2018 17h23, última modificação 29/05/2018 17h24
Quando 04/11/2018 a 08h00 07/11/2018 a 18h00 a
Onde Goiânia - GO
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VII Fórum da Internet no Brasil - Pré IGF Brasileiro 2017
Evento sob responsabilidade do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o VIII Fórum da Internet no Brasil

caracteriza-se por seu formato multissetorial, pelo seu caráter itinerante e por propiciar um espaço de diálogo com a participação de representantes do setor governamental, setor empresarial, comunidade científica e tecnológica, terceiro setor, e comunidade de desenvolvedores e usuários da Internet. O evento acontecerá desta vez em ambiente universitário, no Centro de Eventos do campus da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Assim como em 2017, a programação será construída de forma colaborativa a partir da chamada para propostas de workshops disponível no sítio do VIII Fórum da Internet no Brasil. Os workshops podem ser estruturados em formato de painel, mesa redonda ou debate e devem tratar de temas diversos relativos à governança da Internet.

Além de 27 workshops que serão propostos pela comunidade brasileira de governança da Internet, a programação terá ainda sessões plenárias temáticas. As inscrições para o Fórum, que são gratuitas e abertas a todos os interessados, estarão disponíveis em breve no sítio do evento, onde também será possível acompanhar ao vivo a transmissão das atividades realizadas.

Mais informações sobre cronograma e requisitos da chamada de propostas de workshops estão disponíveis em http://forumdainternet.cgi.br/. Para rever as edições anteriores, acesse: http://forumdainternet.cgi.br/library/.

Fonte: site do NIC.br

Prêmio Excelência em Governo Eletrônico – 2018

publicado 29/05/2018 17h10, última modificação 29/05/2018 17h10
Quando 20h00 22h00 08/08/2018
das até
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Banner do Evento Prêmio e-Gov

 

 

 

A décima sétima edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico será promovida pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação – Abep e pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, visando estimular, desenvolver e prestigiar a inovação e a excelência nas iniciativas de governo eletrônico e de modernização do Governo no Brasil.

Serão privilegiadas aquelas iniciativas que compreendam em algum grau as seguintes condicionantes:

  • terem sido efetivamente implantadas e estarem em operação, na data de submissão, com resultados concretos demonstráveis;
  • promovam a transparência com acesso a informações relevantes de governo;
  • implementem a provisão de serviços públicos pela web (internet e/ou intranet);
  • promovam a inclusão digital;
  • desenvolvam formas de acesso e comunicação com gestores do Governo;
  • induzam ao aperfeiçoamento de processos e rotinas com aumento de eficiência administrativa;
  • possam ser reproduzidas e implantadas, em instituições ou órgãos prestadores de serviços públicos, de maneira simples e de maneira economicamente eficiente;
  • sejam compatíveis, ao menos, com o estágio III (presença interativa) de desenvolvimento de governo eletrônico, de acordo com as categorias presentes no “UN E-Government Survey 2008”, pag. 16 (disponível em http://unpan1.un.org/intradoc/groups/public/documents/un/unpan028607.pdf).

 

Fonte: http://www.secop.org.br/premio-e-gov

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Oficina de Colaboração para Revisão da Instrução Normativa Nº 04/2014

publicado 05/06/2018 16h10, última modificação 05/06/2018 16h10
Quando 09h00 18h00 26/06/2018
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Onde Brasília - DF
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A IN 04/2014 dispõe sobre o processo de contratação de soluções de tecnologia pelos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação do Poder Executivo Federal (Sisp) do Poder Executivo Federal. 

Com este evento, a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) busca tornar o processo de revisão mais colaborativo, ouvindo as sugestões daqueles que atuam diretamente nos órgãos setoriais, seccionais e correlatos do Sisp. 

A oficina é destinada a servidores públicos federais no cargo de Analista em Tecnologia da Informação (ATI) ou com Gratificação Temporária do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (GSISP), além de gestores de TIC com experiência em atividades relacionadas ao planejamento, gestão e fiscalização de contratações de serviços de tecnologia.

As inscrições para a oficina ficam abertas até 12 de junho.

As vagas são limitadas. 

Será enviado um e-mail de confirmação de inscrição.

DATA: 26/6/2018 

HORÁRIO: 9H ÀS 12H00 E 14H00 ÀS 18H00 

LOCAL: ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (ENAP) 

ENDEREÇO: SAIS ÁREA 2A, SALA 5 – BRASÍLIA, DF

 

Dúvidas? sisp@planejamento.gov.br

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Lançamento do Índice de Dados Abertos para Cidades 2018: Desafios para transparência no Rio de Janeiro

publicado 04/05/2018 10h41, última modificação 04/05/2018 10h41
Quando 14h00 15h30 10/05/2018
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Onde Rio de Janeiro - RJ
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A Diretoria de Análises de Políticas Públicas  (FGV DAPP) organizará um painel de debate sobre transparência e dados abertos. Na ocasião, será lançado o Índice de Dados Abertos para Cidades 2018, desenvolvido em parceria com a Open Knowledge Brasil (OKBr).

O painel "Lançamento do Índice de Dados Abertos para Cidades 2018: Desafios para transparência no Rio de Janeiro" vai debater o estado e a qualidade dos dados abertos na esfera municipal, além de aprofundar a discussão sobre mecanismos de controle da sociedade civil, com foco na cidade do Rio de Janeiro. A mesa será composta por pesquisadores da DAPP, da OKBr e especialistas no setor.

O Índice de Dados Abertos (Open Data Index) é uma iniciativa da sociedade civil que busca realizar o mapeamento do estado dos dados abertos em diversos países (e cidades) ao redor do mundo. Nesta edição, as cidades brasileiras participantes do levantamento são: Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Salvador/BA, São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ e Uberlândia/MG.

Local: Sede FGV Auditório 12º andar
Endereço: Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
Data: 10 Maio 2018
Horário: 14h00
Fonte: reprodução Portal FGV

Seminário: Perspectivas para o Governo Digital no Brasil

publicado 02/05/2018 09h46, última modificação 02/05/2018 09h46
Quando 14h00 17h00 02/05/2018
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banner seminário Perspectivas para o Governo Digital no Brasil

O seminário Perspectivas para o Governo Digital no Brasil, promovido pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) em conjunto com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), vai apresentar as últimas ações de transformação digital da administração pública federal. Um dos lançamentos previstos para a data é o relatório preliminar sobre Governo Digital no Brasil, produzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Outros lançamentos estão programados para o dia do Seminário, 2 de maio. O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), que faz parte do Comitê Gestor da Internet do Brasil, vai divulgar os dados da última pesquisa TIC Governo Eletrônico. Realizada a cada dois anos, o estudo investiga o uso das tecnologias da informação e comunicação pelo governo em sua relação com os cidadão.

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão também aproveita para apresentar a versão final da Estratégia de Governança Digital (EGD), que acabou de passar por uma revisão e uma consulta pública. Com mais de uma centena de contribuições, essa nova versão do documento é o resultado do esforço em simplificar melhorar o foco das iniciativas previstas na estratégia.

Data: Quarta-feira, 2 de maio de 2018
Hora: 14h
Local:  Auditório subsolo do edifício-sede do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
            Esplanada dos Ministérios, Bloco K

Inscrições e programação

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

I Congresso Latino-Americano e Brasileiro do Research Eletronic Data Capture (REDCap)

publicado 28/03/2018 11h26, última modificação 28/03/2018 11h26
Quando 26/04/2018 a 08h00 27/04/2018 a 18h00 a
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Programação científica traz como temática principal a incorporação de soluções tecnológicas para coleta e gerenciamento de dados de pesquisas científicas e programas clínicos

Foto: Divulgação / REDCapCon e FMUSP 

Pela primeira vez, o Consórcio do Research Eletronic Data Capture (REDCap) organizará um congresso latino-americano e brasileiro. Uma parceria com a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

Local: Hospital Sírio Libanês - São Paulo/SP.

 Além da FMUSP, o Comitê Científico do congresso conta com a colaboração de professores e pesquisadores das seguintes instituições brasileiras: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Hospital do Câncer de Barretos, Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), entre outras. No contexto internacional, participarão os representantes das universidades Vanderbilt, Colorado, Duke, MD Anderson Cancer Center, Fundación Huésped (Argentina) e Clínica Alemana (Chile).

Essa rede de colaboradores internacionais está preparando uma programação científica que terá como temática principal a incorporação de soluções tecnológicas para coleta e gerenciamento de dados de pesquisas científicas e programas clínicos. O público estimado é de 400 participantes, dentre os quais, pesquisadores, médicos, ​outros ​profissionais de saúde e da área da tecnologia da informação.

Para participar do evento é necessária inscrição prévia. As inscrições, bem como outras informações podem ser acessadas na página do REDCap.

REDCap  -  é uma sofisticada plataforma para coleta, gerenciamento e disseminação de dados de pesquisa, criada em 2004 por pesquisadores da Vanderbilt University (Tennessee, Estados Unidos).  Conta com o suporte financeiro do National Institute of Health (NIH), e tem apoio técnico-científico do REDCap Consortium, constituído por mais de 2.600 instituições em mais de 117 países nos 6 continentes. Ela foi introduzida no Brasil em 2011, através da FMUSP e, hoje, o Consórcio REDCap Brasil é a entidade responsável no país pela representação oficial da ferramenta junto a mais de 100 instituições.

Para mais informações, acesse o website do REDCap Consortium Internacional.

 Com informações da FMUSP

Fonte: reprodução/Jornal da USP

 

Desafios para o Governo Digital no Brasil

publicado 23/03/2018 15h46, última modificação 28/03/2018 11h11
Quando 09h00 00h00 28/03/2018
das até
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Banner Desafios Governo Digital
Em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), a Secretaria de tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SETIC/MP) realizará o evento "Desafios para o Governo Digital no Brasil".
 
O encontro entre técnicos do governo e empresas, tem como objetivo apresentar e debater os dilemas, problemas, desafios e possíveis soluções para a adequação do governo federal à era do governo digital, considerando as tendências em tecnologia da informação e comunicação.
As mesas serão organizadas em torno de um desafio temático, que será apresentado por um agente de governo. 
A partir desta apresentação, os debatedores irão apresentar perspectivas e possibilidades de solução.
 
 
Quando: 28/03/2018
Horário: 9h as 13h
Local: Sala Nexus – Enap / Brasília-DF​

Hack 4 Water Brasil Hackathon

publicado 23/03/2018 15h53, última modificação 23/03/2018 15h53
Quando 15/03/2018 a 09h00 16/03/2018 a 19h00 a
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Evento gratuito de dois dias que vai reunir e articular uma comunidade diversa para impulsionar tecnologia, ativismo, conhecimento e inovação para criar e desenvolver soluções relativas à água e à análise de dados em saneamento.

O objetivo é dar suporte a inovações e negócios que possam se aplicar nas cidades brasileiras para que o 6º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU possa ser alcançado.

O Brasil se une às iniciativas em todo o planeta para assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Confira a programação no site do evento.

Fonte: reprodução site do evento.

Internet Governance Forum - IGF 2017

publicado 17/03/2017 15h49, última modificação 01/08/2017 16h26
Quando 18/12/2017 a 00h00 21/12/2017 a 00h00 a
Onde Genebra - Suiça
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Está aberta a chamada para propostas de workshops do Internet Governance Forum - IGF 2017!  O prazo para submissão é 3 de maio de 2017.

Todas as partes interessadas são convidadas a apresentar propostas para a realização de workshops no próximo IGF, que se realizará em Genebra, na Suíça, de 18 a 21 de Dezembro de 2017.

O tema geral proposto para o IGF deste ano é 'Shape Your Digital Future!', enfatizando os mecanismos participativos do IGF e uma abordagem voltada para o futuro para a discussão da governança da Internet. Os sub-temas da reunião serão determinados em parte pelas propostas de workshop recebidas, com os proponentes escrevendo em seus próprios temas. Tópicos sobre questões novas e emergentes, como "Inteligência Artificial", "Trabalho na Era Digital", "Lei Enforcement & Encryption ', etc., são particularmente bem-vindos. Os temas pré-existentes para escolher incluem, mas não se limitam a, Internet of Things; Economia da Internet; Políticas Habilitando o Access; Cíber segurança; Direitos Humanos Online; Questões de gênero; E Alfabetização Digital; Entre muitos outros.

Acesse para mais informações website da IGF:  http://www.intgovforum.org/multilingual/content/igf-2017-call-for-workshop-proposals

Fonte: http://www.intgovforum.org/

Seminário de Boas Práticas em Dados Abertos do MDS

publicado 27/11/2017 09h53, última modificação 27/11/2017 15h31
Quando 09h00 11h45 30/11/2017
das até
Onde Brasília - DF
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O Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (Inda) convida para o Seminário de Boas Práticas em Dados Abertos do MDS.
 
Data: 30 de Novembro (quinta-feira)
Horário: 9h às 11h 45
Local: Auditório do Térreo do Ministério do Desenvolvimento Social, Bloco A, Esplanada dos Ministérios – Brasília, DF
 
O Seminário de Boas Práticas em Dados Abertos do MDS é uma ação do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (Inda). No evento, servidores apresentarão as boas práticas do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) na publicação desses tipos de dados.
A Inda é a política do governo brasileiro de dados abertos – Instituída pela Instrução Normativa da SLTI nº 4, de 12 de abril de 2012(*). Além do MDS, fazem parte do Comitê Gestor a Secretaria de Governo da Presidência da República, a Casa Civil, a Controladoria Geral da União, o Ministério da Justiça, o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, além de representantes da sociedade civil e da academia.
 
Programação:
9h – Abertura
9h30 – MOPS e demais soluções. Palestrante: Carlos Santana (Sagi)
9h45 – Disponibilização e cruzamentos de bases de dados. Palestrante: Davi Carvalho (Sagi)
10h – CADUNICO e Bolsa Família. Palestrante: Marcelo Cabreira (Senarc)
10h15 – Dados da Assistência Social. Palestrante: Frederico Palma (SNAS)
10h30 – Dados e indicadores de segurança alimentar e nutricional. Palestrante: Rafaela de Sá Gonçalves (Sesan)
10h45 – DTI: As bases de dados do MDS. Palestrante: Débora Reis (DTI)
11h – Mesa redonda. Mediador: Davi Carvalho (Sagi)
11h45 – Encerramento
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social

(*)Com o Decreto nº 9.035, de 20 de abril de 2017, a SLTI passa a se chamar Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação – SETIC.

banner seminário INDA MDS

II Encontro Brasileiro de Governo Aberto

publicado 25/10/2017 10h56, última modificação 25/10/2017 10h56
Quando 28/11/2017 a 08h00 29/11/2017 a 18h00 a
Onde São Paulo - SP
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Inscrições abertas para o II Encontro Brasileiro de Governo Aberto. Organizado por entidades da sociedade civil – dentre as quais a ARTIGO 19 – e órgãos de administração pública, o evento visa promover discussões sobre o governo aberto e formas de viabilizar sua implementação.

O encontro contará com oficinas, mesas de debate e apresentações de trabalho. A programação final deverá ser divulgada em breve.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de um formulário. Interessados e interessadas em apresentar trabalhos, ministrar oficinas ou propor temas para os debates têm até o dia 31 de outubro para inscrever sua proposta.

A realização do II Encontro Brasileiro de Governo Aberto é uma iniciativa do Imaflora, ARTIGO 19, Agenda Pública, Open Knowledge Brasil, Colab/USP, Nic.br/Ceweb, Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), Controladoria Geral do Município de São Paulo e São Paulo Aberta.

Sobre Governo Aberto

Um “Governo Aberto” pode ser entendido como aquele que possui um conjunto de normas, políticas e práticas em torno de quatro princípios: 1) transparência, acesso à informação e abertura de bases de dados; 2) participação da sociedade nas discussões e nas decisões públicas; 3) prestação de contas de forma objetiva, clara e frequente sobre o que faz ou deixa de fazer; e 4) uso de tecnologias de informação e de comunicação para interagir com seus cidadãos e cidadãs.

A ideia de Governo Aberto vem ganhando força no mundo desde a fundação da Parceria para Governo Aberto (OGP, na sigla em inglês) em 2011. Atualmente, a parceria conta com a participação de mais de 70 países e centenas de organizações da sociedade civil, além de governos locais e estaduais.

A implementação de práticas de Governo Aberto permite não só um novo salto democrático, mas também a elaboração e a implementação de políticas públicas com mais legitimidade, efetividade, inteligência e potencial para solucionar os problemas coletivos.

O Brasil já possui um campo emergente em torno do tema, com iniciativas, instrumentos, práticas e políticas de Governo Aberto. Foi nesse cenário que, em 2016, nasceu o I Encontro Brasileiro de Governo Aberto, visando criar um espaço de integração e promover a troca de experiências e o aprendizado coletivo.

Data: 28 e 29 de novembro
Local: Centro Cultural São Paulo - São Paulo/SP

Fonte: site da Artigo 19.

V Fórum de Governança - Uso do Framework FACIN na Administração Pública

publicado 16/11/2017 11h13, última modificação 16/11/2017 11h13
Quando 09h00 18h00 22/11/2017
das até
Onde Brasília - DF
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Banner do Evento V FórumO Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) convida você para participar das discussões acerca do uso do Framework de Arquitetura Corporativa para Interoperabilidade no Apoio à Governança (Facin) na solução de problemas organizacionais e como referência para o desenvolvimento da estratégia da Arquitetura Corporativa em órgãos da Administração Pública.
O evento será composto por painéis e palestras de diversos órgãos envolvidos, como MPDG, STN, ABEP, TCU, Caixa, TSE e Serpro.
Data: 22/11/2017
Horário: das 9h às 18h
Local: auditório da Setic/MPDG, SEPN 516, bloco D, lote 8- Brasília - DF 

Transmissão: pelo http://assiste.serpro.gov.br/ para as representações regionais e escritórios do Serpro.

Fonte: Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro

VII Fórum da Internet no Brasil - Pré IGF Brasileiro 2017

publicado 27/07/2017 11h58, última modificação 27/07/2017 11h58
Quando 14/11/2017 a 08h00 17/11/2017 a 18h00 a
Onde Rio de Janeiro - RJ
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VII Fórum da Internet no Brasil - Pré IGF Brasileiro 2017

 

O Fórum da Internet no Brasil é promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 2011 e consiste em atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF).

Com o Fórum, o CGI.br busca incentivar representantes dos setores que o compõem a acompanharem e opinarem sobre as questões mais relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais diversa, universal e inovadora no Brasil e que expresse os princípios da liberdade, dos direitos humanos, da privacidade, tal como apresentados no decálogo de Princípios para a Governança e Uso da Internet.

Data Brasil: de 14 a 17 de novembro de 2017.

Local: Rio de Janeiro (RJ)

Tema: “Moldando seu futuro digital”.

Sua programação será construída de forma colaborativa visando promover maior participação da comunidade brasileira de governança da Internet na identificação dos temas relevantes ao debate.

CHAMADA PARA WORKSHOPS

O CGI.br convida representantes de todos os setores interessados a enviarem suas propostas de workshops para o VII Fórum da Internet no Brasil. O envio poderá ser feito por meio de formulário específico, que ficará disponível de 24 de julho a 20 de agosto de 2017.

No total, serão selecionadas até 21 propostas que irão compor a programação oficial do Fórum. Cada workshop terá duração de 90 minutos e deverá contar com participantes dos quatro setores que compõem o CGI.br: setor governamental, setor empresarial, terceiro setor e comunidade científica e tecnológica.

Fonte e mais informações sobre a chamada e a programação do evento podem ser encontradas no site http://forumdainternet.cgi.br/index.html.

 

Seminário sobre Fronteiras da Tecnologia da Informação será realizado na Enap

publicado 09/11/2017 15h25, última modificação 09/11/2017 15h25
Quando 19h00 21h00 09/11/2017
das até
Onde Brasília - DF
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A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizará, no dia 9 de novembro, o Seminário Fronteiras da Tecnologia da Informação. A atividade será ministrada pelo secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (Setic/MP), Marcelo Pagotti; e pelo professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Nagib Cotrim.

O objetivo é apresentar e discutir as perspectivas da transformação digital no governo brasileiro no atendimento das demandas da sociedade. O evento faz parte da semana de integração do curso de pós-graduação lato sensu Especialização em Fronteiras da Tecnologia da Informação.

As inscrições podem ser feitas realizadas no portal da Enap

Serviço

Seminário Fronteiras da Tecnologia da Informação

Data: 9 de novembro de 2017

Horário: 19 horas

Local: Espaço Inovatio (1º andar) – Enap (SAIS área 2A/Brasília-DF)

Público-alvo: Alunos do curso de Especialização em Fronteiras da Tecnologia da Informação, Analistas de Tecnologia da Informação e demais servidores que atuem no SISP.

Fonte: matéria replicada do site da ENAP

3º Fórum IBGP de Tecnologias da Informação

publicado 30/10/2017 11h15, última modificação 30/10/2017 11h15
Quando 07/11/2017 a 08h00 08/11/2017 a 18h00 a
Onde brasília - DF
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O Fórum tem por objetivo discutir tecnologias disruptivas para aprimorar os serviços públicos e o atendimento aos cidadãos.

O evento é gratuito e o público-alvo e empregados de empresas estatais.

Local: Universidade Corporativa dos Correios

SCEN Lote 4 - Asa Norte, Brasília - DF, 70800-900, Brasília/DF.

 

Fonte: site do evento.

Mais informações sobre esse evento…

1º Hackathon da Casa da Cultura Digital de Fortaleza

publicado 23/10/2017 10h28, última modificação 23/10/2017 10h28
Maratona de programação terá como tema "Soluções Inovadoras para Bares e Restaurantes”
Quando 28/10/2017 a 08h00 29/10/2017 a 14h00 a
Onde Fortaleza - CE
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Inscrições abertas para o 1º Hackathon da Casa da Cultura Digital de Fortaleza “Tema: Soluções Inovadoras para Bares e Restaurantes”. A atividade fará parte da programação da Feira do Conhecimento - Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios, no Centro de Evento do Ceará e será realizada pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza - CITINOVA através da Casa da Cultura Digital e da empresa de Consultoria Rodrigo Tavares.

Data: 28 e 29 de outubro
Local: Centro de Eventos do Ceará - Pavilhão Oeste  - Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz - Fortaleza/CE
Inscrições: até 27/10, no site www.sct.ce.gov.br/feiradoconhecimento

Fonte: http://www.sct.ce.gov.br/feiradoconhecimento/hackathon.html

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Web.br 2017

publicado 26/05/2017 14h53, última modificação 20/10/2017 11h55
Quando 24/10/2017 a 08h00 25/10/2017 a 18h00 a
Onde São Paulo - SP
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Banner do EventoA Conferência deste ano traz como tema principal  "Imersão e Transcendência".

 A Web que transcende é aquela que vai além do browser, além dos limites das telas dos dispositivos. Também, serão abordados temas como Realidade Virtual,  Realidade aumentada, Internet das Coisas na Web, algoritmos, publicações digitais entre outros. 

Data: 24 e 25 de Outubro

Local: Maksoud Plaza, São Paulo/SP

Fonte  da imagem e mais informações, acesse o site do evento: http://conferenciaweb.w3c.br

14º Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware)

publicado 02/10/2017 10h46, última modificação 02/10/2017 10h46
Quando 18/10/2017 a 10h00 20/10/2017 a 18h00 a
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Banner do EventoA Latinoware é um dos mais importantes eventos do software livre na América Latina. O evento promove a integração cultural, econômica e tecnológica da América Latina,  com vistas a aumentar os debates sobre as diferentes ferramentas que usam tecnologias abertas e códigos open source.

 O público-alvo para um extenso conteúdo de informações são estudantes, professores, pesquisadores e especialistas.

Responsáveis pelo evento:

Itaipu Binacional/Parque Tecnológico Itaipu .

Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil

 

Fonte e imagem: site da Latinoware

Mais informações sobre esse evento…

74º Fórum de TIC Dataprev

publicado 25/09/2017 15h55, última modificação 25/09/2017 15h55
Quando 09h00 17h00 28/09/2017
das até
Onde Rio de Janeiro - RJ
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Banner do Evento

 

A Dataprev realiza na próxima quinta-feira (28), no Rio de Janeiro, o 74º Fórum de TIC, que tem como tema a Internet das Coisas. Além da Dataprev, o evento contará com a presença com representantes do Gartner Latin America, da Aliance Shopping Centers e da Hitachi Data Systems e será realizado na sala multiuso do Edíficio Waldir Pires, em Botafogo.

Com abertura realizada pela coordenadora-geral de Inteligência da Informação da Dataprev, Simone Hauch, o fórum contará com quatro painéis, cada um seguido de um debate.

O primeiro palestrante, Aurélio Bastos, consultor do Gartner Latin America, apresentará o painel IoT: O Surgimento de Novos Negócios e Modelos Econômicos.

O segundo painel tratará da Aplicação IoT na Otimização de Negócios em Shopping Centers e será apresentado por Fábio Moraes, superintendente de TI da Aliance Shopping Centers.

Já Marcelo Sales, diretor de Soluções da Hitachi Data Systems, apresentará o terceiro painel, abordando “A Visão da Hitachi sobre IoT, abordando desafios e tendências de 2 casos práticos”.

O quarto e último painel será Estudo de Caso: Aplicação de IoT - Monitoramento da Infraestrutura dos Data Centers da Dataprev e será apresentado por Eduardo Sousa, coordenador de gestão de Facilities da Dataprev.

Como participar - O fórum será transmitido para todos os estados por videoconferência. Os interessados devem procurar os facilitadores locais da Rede de Comunicação Institucional para informações sobre as salas que receberão o evento. Quem quiser acompanhar o evento no Rio de Janeiro deve confirmar presença pelo e-mail comunicacao@dataprev.gov.br ou pelo telefone (61) 3207-3340.

Serviço

74º Fórum de TIC Dataprev

Data: 28/09, quinta-feira

Horário: 9h às 17h

Local: Edifício Waldir Pires, sala multiuso

Endereço: Rua Professor Álvaro Rodrigues, 460, Botafogo - Rio de Janeiro

Programação

9h30 Abertura
          Simone Hauch - Coordenadora-Geral de Inteligência da Informação da Dataprev
       
10h Painel I - IoT: O Surgimento de Novos Negócios e Modelos Econômicos
        Palestrante: Aurélio Bastos (Gartner Latin America)

10h40 Debate

11h Painell II - Aplicação IoT na Otimização de Negócios em Shopping Centers
        Palestrante: Fábio Moraes (Aliance Shopping Centers)

11h40 Debate

12h Almoço

14h Painel III - A Visão da Hitachi sobre IoT, abordando desafios e tendências de 2 casos práticos
        Palestrante: Marcelo Sales (Hitachi Data Systems)

14h40 Debate

15h Painel IV - Estudo de Caso: Aplicação de IoT - Monitoramento da Infraestrutura dos Data Centers da Dataprev
        Palestrante: Eduardo Sousa (Dataprev)

15h40 Debate

16h Considerações Finais e Encerramento

16h15 Coffee Break

 

Fonte: imagem e texto -  reprodução do Portal Dataprev

Brasil 100% Digital - Seminário sobre Análise de Dados na Administração Pública

publicado 21/09/2017 14h47, última modificação 21/09/2017 14h47
Quando 25/09/2017 a 09h30 26/09/2017 a 18h00 a
Onde Brasília - DF
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Inscrições abertas para a terceira edição do Seminário sobre Análise de Dados na Administração Pública.  O Seminário tem o objetivo de promover o compartilhamento de experiências e boas práticas relacionadas ao uso de técnicas de análise e mineração de dados como instrumento para melhoria da gestão e do controle de entidades e políticas públicas.

Data: 25 e 26 de setembro de 2017

Horário: de 9h30 às 18h, no dia 25/9/2017 e de 9h às 18h, no dia 26/9/2017

Local: Instituto Serzedello Corrêa – Escola Superior do Tribunal de Contas da União, Setor de Clubes Sul, Trecho 3, Pólo 8, Lote 3. Brasília - DF

O evento é organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério da Transparência e Controladoria-geral da União (CGU) e pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Fonte da informações e inscrições no site Brasil Digital.

Seminário internacional sobre acessibilidade e inclusão

publicado 19/09/2017 10h27, última modificação 19/09/2017 10h27
Quando 20/09/2017 a 09h00 21/09/2017 a 19h00 a
Onde Brasília - DF
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O Tribunal de Contas da União (TCU) realizará, em parceria com outras instituições, o seminário internacional “Acessibilidade e Inclusão: Expressão da Cidadania”. 

O objetivo do seminário internacional é viabilizar espaço de discussão acerca das diversas barreiras que comprometem o pleno exercício dos direitos das pessoas com deficiência. Os debates também pretendem potencializar a promoção da igualdade de oportunidades em relação às demais pessoas, com vistas à efetiva inclusão social.

São parceiros do TCU na realização do evento o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), a Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútua), a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara dos Deputados, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Instituto Ser Educacional e a Escola de Gente.

A conferência de abertura será do procurador Sérgio Ricardo Costa Caribé, do Ministério Público de Contas junto ao TCU, que é o supervisor da Política de Acessibilidade do Tribunal. Foi ele quem propôs à Comissão de Acessibilidade (Caces) do TCU que avaliasse a oportunidade de realizar seminário aberto ao público que tratasse do tema da acessibilidade e inclusão social da pessoa com deficiência.

Em seguida, haverá ato de apoio à candidatura do Brasil para compor o Comitê de Monitoramento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU), com as presenças do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e da deputada federal Mara Gabrilli.

Logo após, será formalizado ato conjunto dos Tribunais de Contas e dos respectivos Ministérios Públicos de Contas em relação à fiscalização da emissão de alvará e habite-se. Também haverá o lançamento do selo de acessibilidade do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Tais atos contarão com a presença do conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco e presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Valdecir Fernandes Pascoal; do procurador do Ministério Público de Contas junto ao TCU e presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), Júlio Marcelo de Oliveira; do engenheiro e gerente da Regional Oeste do Confea, Jary Ferreira de Castro.

Ainda na manhã do dia 20, serão inaugurados o espaço integrado de exposição, o “Espaço de vivência e de dinâmica de sensibilização”, bem como o espaço “D+eficiência para a Indústria”. À tarde ocorrerá 1º painel, com o tema: Políticas públicas para a pessoa com deficiência. O moderador será o secretário-geral da Presidência do TCU, Rainerio Rodrigues Leite.

Durante o encontro, serão abordados temas relacionados às políticas públicas para as pessoas com deficiência; ao desenho universal para cidades inclusivas, bem como as tendências globais e os desafios para a implementação de políticas públicas inovadoras. O seminário discutirá, ainda, a participação social e os desafios da inclusão escolar da pessoa com deficiência e sua  inclusão produtiva no  mercado de trabalho.

Data: 20 e 21 de setembro/2017

Local: Escola de Governo do TCU, Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Brasília (DF).

Inscrições e mais informações, acesse http://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/tcu-realiza-seminario-internacional-sobre-acessibilidade-e-inclusao.htm

 Fonte: Site do TCU

Conferência Blockchain: Criptomoedas e Segurança em IPT

publicado 13/09/2017 14h35, última modificação 13/09/2017 15h38
Palestrante: Andre de Castro
Quando 14h00 18h00 19/09/2017
das até
Onde 516 Norte
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Brasileiro radicado nos Estados Unidos, Andre é um executivo de tecnologia, tecnólogo de software, especialista em criptografia e especialista em finanças, com atuação na indústria de criptografia de bitcoin desde sua criação em 2010. Pioneiro e evangelista da Bitcoin, é um líder de pensamento da indústria e tem atuado nas mais diversas frentes, seja como desenvolvedor de software, investidor, trader, consultor em políticas públicas e inventor. Como desenvolvedor, ele concebeu e projetou o AirWavePay, um sistema de pagamento em criptografia sem contato, e o Blockchain of Things Catenis, a primeira rede de dispositivos ativados por blockchain para resolver os desafios do IoT e da Internet Industrial. Também ajudou o governo dos EUA a desenvolver suas políticas de criptografia monetária.

Data: 19/09/2017 (terça) – das 14h às 18h

Local: 516 Norte – Auditório da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).

Programação:

14h às 15h45 – Blockchain: Criptomoedas

15h45 às 16h – Intervalo

16h às 18h – Blockchain e IOT: Segurança

Inscrições pelo e-mail digc@enap.gov.br

Vagas limitadas!

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VIII Seminário de Proteção à Privacidade e aos Dados Pessoais

publicado 18/08/2017 14h38, última modificação 18/08/2017 14h38
Quando 18/09/2017 a 08h00 19/09/2017 a 18h00 a
Onde São Paulo - SP
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O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR recebem  inscrições para o VIII Seminário de Proteção à Privacidade e aos Dados Pessoais.

Data: 18 e 19 de setembro

Local: Hotel Blue Tree Morumbi - São Paulo/SP

O Seminário é gratuito e dirigido a profissionais da área jurídica, da comunidade técnica, educadores e demais interessados em debater a temática.

Promoção: CGI.br e NIC.br em parceria com o Ministério Público Federal de São Paulo (MPF/SP), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Internet Society (ISOC).

As inscrições podem ser feitas em http://seminarioprivacidade.cgi.br/.

Este ano, serão realizadas oito sessões em dois dias de evento para discutir temas como algoritmos e discriminação, a construção de uma Agenda Digital para o Brasil, criptografia, Internet das Coisas, cidades inteligentes, entre outros. Além disso, a proteção da privacidade e dos dados pessoais nas áreas de segurança pública e saúde também serão temas de debate. 

Dado o avanço das discussões no Congresso sobre a adoção de uma lei geral de proteção de dados no Brasil, a programação deste ano inclui ainda um “Coquetel de Debates” sobre os projetos de lei em tramitação na Câmara e Senado que contará com a participação de representantes dos diversos setores. A discussão sobre criptografia, prevista para o segundo dia do Seminário, também ocorre em um momento oportuno em que o Judiciário brasileiro se vê questionado sobre o uso desse tipo de tecnologia em aplicativos de comunicação por mensagens. 

O VIII Seminário de Proteção à Privacidade e aos Dados Pessoais é um dos principais eventos de debate multissetorial sobre o tema no Brasil e reunirá membros de governos, empresas, terceiro setor e da comunidade científica e tecnológica ampla experiência na área. A programação completa do evento com os participantes da edição deste ano pode ser acessada em http://seminarioprivacidade.cgi.br/.

A programação completa e demais informações sobre o evento podem ser encontradas no endereço http://seminarioprivacidade.cgi.br/.

Workshop

Em paralelo às discussões, no dia 18 de setembro será realizada a segunda edição do workshop “Impactos da exposição de crianças e adolescentes na Internet", com vagas limitadas. Serão debatidos tópicos como o papel dos pais, educadores e das políticas públicas na promoção de um ambiente seguro; cuidados e responsabilidade no uso da internet; equilíbrio entre o respeito às liberdades individuais e a segurança, além de uma oficina sobre softwares de controle parental e o pré-lançamento do Guia “Internet com Responsa 60+”, iniciativa do NIC.br e do CGI.br que traz informações e recomendações gerais sobre como as pessoas com sessenta anos ou mais podem melhor aproveitar a vida virtual, segundo Kelli Angelini, gerente da Assessoria Jurídica do NIC.br.

Informações completas sobre a programação do Workshop, que abre inscrições em 14/08, estão disponíveis em: http://workshopexposicaonainternet.nic.br.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/). 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/. 

Fonte: CGI.br

Prêmio e-Gov 2017

publicado 07/08/2017 11h12, última modificação 07/08/2017 11h13
Quando 19h00 22h00 13/09/2017
das até
Onde Porto de Galinhas – PE
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Criado em 2002, o Prêmio e-Gov é uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep).

Realizado anualmente, a décima sexta edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico tem como objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico na administração pública e divulgar ações que, com o uso da tecnologia da informação, visem a modernizar a gestão pública em benefício da população.

A divulgação dos vencedores e a solenidade de premiação da 16ª edição do Prêmio e-Gov serão feitas na abertura do Secop 2017, no dia 13 de setembro, em Porto de Galinhas – PE, no  Enotel Convention & Spa Porto de Galinhas.

Fonte: http://www.secop.org.br

Mais informações sobre esse evento…

Desafios para implantação da Estratégia de Governança Digital

publicado 16/05/2017 17h48, última modificação 01/08/2017 16h33
Quando 08h30 12h30 21/06/2017
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Banner do Evento: fundo preto, contendo o nome e a data do evento.

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizará, no dia 21 de junho, o Seminário Desafios para Implantação da Estratégia de Governança Digital. A atividade será ministrada pelo doutor em Engenharia de Produção e assessor-chefe na Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica do Ministério Público Federal, Cristiano Rocha Heckert; e pela doutora em Administração e professora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV), Maria Alexandra da Cunha.

O objetivo é capacitar servidores de diversos ministérios, envolvidos direta ou indiretamente com a Estratégia de Governança Digital (EGD). Além disso, a atividade visa reforçar a implementação de um novo paradigma na gestão pública com a EGD, que permita explorar, potencializar e orquestrar sinergias que promovam maior eficácia, eficiência, efetividade e economicidade do Estado Brasileiro. 

Nesse contexto, o seminário constitui uma oportunidade de reflexão e de ideias para a expansão do acesso às informações governamentais, da melhoria dos serviços públicos digitais e da ampliação da participação social.  

Serviço:
Seminário 
Desafios para Implantação da Estratégia de Governança Digital
Público-alvo: ocupantes de FCPE e DAS nos níveis de 1 a 4 (preferencialmente) e servidores que trabalhem com a Governança Digital.
Data: 21 de junho de 2017 (quarta-feira)
Horário: 8h30 às 12h30
Limite de vagas: 100
Local: Espaço Nexus – 2º andar, Enap (SAIS – Área 2A – Brasília/DF)

Inscrições gratuitas e abertas no portal da Enap
 

Outras informações:
Coordenação-Geral de Educação Executiva
seminariosexecutivos@enap.gov.br

Fonte e imagem: Site da ENAP

Projetos digitais de governo aberto

publicado 09/03/2017 11h32, última modificação 09/03/2017 14h49
Inscrições abertas até o dia 19 de março
Quando 25/04/2017 a 00h00 16/06/2017 a 00h00 a
Onde Campus Virtual da OEA
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Tópicos do Curso:

1. Para aprender:

• Marco geral de Governo Digital e Aberto.

• Estratégia Digital para agregar Valor Público.

• Arquitetura Institucional e Redesenho de processos.

• Gestão de mudanças.

• Mídias Digitalizados para a prestação de serviços do governo.

• Dados Abertos e Soluções Digital para fortalecer a Transparência e o Acesso a informação pública.

• Planos de Comunicação para a Participação do cidadão.

2. Conhecer experiências de América Latina e o Caribe.

Fonte: http://portal.oas.org/Portals/7/SEDI_oficina/Convocatorias%20Campus%20Virtual/OEA-GA05.pdf

 

INOVAÇÃO ABERTA

publicado 16/05/2017 16h37, última modificação 16/05/2017 16h37
Quando 09h00 19h00 25/05/2017
das até
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Logomarca do InovaGovOficinas promovidas pela Rede Federal de Inovação no Setor Público, InovaGov e o Tribunal de Contas da União (TCU) pretendem:

"Engajar mais e mais a sociedade civil, a academia e o setor privado para inovarem juntos com o setor público. Venha conhecer a Rede Federal de Inovação no Setor Público, InovaGov, um ambiente de transformação do Governo, onde os diversos setores (público, privado e terceiro setor) podem propor e colaborar com projetos visionários que tragam inovações de impacto para o cidadão. Estamos à procura de novos atores, principalmente do setor privado, sociedade civil e academia para fomentar a inovação no setor público, disseminar metodologias relacionadas ao tema e ajudar projetos-chave para a inovação."

Data:

25/05/17 09:00

Local:

Instituto Serzedello Corrêa (ISC /TCU) - Setor de Clubes Esportivos Sul- Trecho 3, Polo 8, lote 3.

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Conali2017 - Conferência Nacional de Libras

publicado 24/04/2017 10h59, última modificação 24/04/2017 10h59
Quando 24/04/2017 a 08h00 26/04/2017 a 16h00 a
Onde Porto Alegre - RS
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Conali2017 - Conferência Nacional de Libras é uma ação social que será realizada pela Feneis - Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos, no período de 24 a 26 de abril de 2017, em Porto Alegre/RS. O Conali2017 pretende abrir momentos de reflexões e debates com a comunidade surda e profissionais da área de Libras de todo o Brasil.

Conali2017 tem como objetivo principal o fortalecimento das discussões de políticas públicas para a área de Libras, estabelecendo metas e deliberações num processo transversal e federativo, bem como a celebração de toda a comunidade Surda e profissionais que atuam na área de Libras com a oficialização da legislação Federal de nº. 10.436/2002, que reconhece  a Libras - Língua Brasileira de Sinais, como meio legal de comunicação, expressão e outros recursos linguísticos a ela associados.

Libras é entendida como uma forma de comunicação e expressão, de natureza visomotora, com estrutura gramatical própria, a qual se constitui de um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos das comunidades surdas do Brasil.

A "Lei de Libras" completará 15 anos de oficialização no dia 24 de abril de 2017 e por essa conquista, associamos para essa mesma data a comemoração dos 30º aniversário de fundação da Feneis. A entidade é filantrópica, sem fins lucrativos, com a finalidade de defesa das políticas linguísticas, educação, cultura, saúde e assistência social, em favor da comunidade surda brasileira, bem como da defesa de seus direitos.

Celebrar essas conquistas é o que nos motiva a apresentar a todos o Conali2017, pois percebemos o quanto avançamos e o quanto consolidamos ações de políticas públicas no cenário Brasileiro, em prol da comunidade surda e dos profissionais da área de Libras. Os nossos esforços e trabalho ao longo desses 30 anos vem permitindo gerar muitas possibilidades para a área de Libras, e com isso, festejaremos com a certeza de que estamos no caminho de um futuro melhor para todos.

Conali2017 convida você e sua comunidade para juntos refleitimos sobre os objetivos propostos no âmbito das ações das políticas públicas para a área de Libras e entre outros fomentos de defesa aos direitos humanos e da promoção da igualidade.

Conali2017 encontra-se destinado para comunidade surda, deficientes auditivos (DA), professores, instrutores, pesquisadores, tradutores e intérpretes de Libras/Português e áreas afins.

Fonte: https://conali.feneis.org.br/

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Campus Party Brasil 2017

publicado 31/01/2017 11h05, última modificação 31/01/2017 11h05
Quando 31/01/2017 a 19h00 04/02/2017 a 19h00 a
Onde São Paulo - SP
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Considerada a maior experiência tecnológica do mundo, a Campus Party acontece no Brasil desde 2008, há 4 anos em duas edições, São Paulo e Recife, e atrai anualmente geeks, empreendedores, gamers, cientistas e muitos outros criativos que reúnem-se para acompanhar centenas de atividades sobre Inovação, Ciência, Cultura, Entretenimento Digital e Empreendedorismo.

Ao longo do evento, palestras, debates e oficinas fazem da Campus Party uma experiência única, porque, neste período, ela se transforma no principal ponto de encontro das mais importantes comunidades digitais do país. São momentos em que é possível interagir, compartilhar conhecimento, produzir novidades e, por meio de seus palcos, acompanhar as principais tendências de um universo onde inovar é a palavra mágica.

A Campus Party é mais do que um evento, é uma rede de pessoas talentosas, apaixonadas por tecnologia, que inovam, empreendem, aprendem e compartilham seus conhecimentos. Para manter essa rede sempre ativa, o Instituto dispõe de uma plataforma que funciona como uma rede social da Campus Party: o Campuse.ro (www.campuse.ro). Atualmente existem 461.012 mil pessoas cadastradas no mundo, sendo 131.809 do Brasil. A ferramenta é utilizada para integração e interface entre os Campuseiros e permite acesso às transmissões ao vivo, aos conteúdos e aos vídeos de todas as edições do evento.

Data: 31 de Jan a 5 de Fev
Local: Anhembi - São Paulo/SP

Mais informações sobre esse evento…

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