Você está aqui: Página Inicial > Eventos

Eventos

I Congresso Latino-Americano e Brasileiro do Research Eletronic Data Capture (REDCap)

Quando 26/04/2018 a 08h00 27/04/2018 a 18h00 a
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Programação científica traz como temática principal a incorporação de soluções tecnológicas para coleta e gerenciamento de dados de pesquisas científicas e programas clínicos

Foto: Divulgação / REDCapCon e FMUSP 

Pela primeira vez, o Consórcio do Research Eletronic Data Capture (REDCap) organizará um congresso latino-americano e brasileiro. Uma parceria com a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

Local: Hospital Sírio Libanês - São Paulo/SP.

 Além da FMUSP, o Comitê Científico do congresso conta com a colaboração de professores e pesquisadores das seguintes instituições brasileiras: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Hospital do Câncer de Barretos, Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), entre outras. No contexto internacional, participarão os representantes das universidades Vanderbilt, Colorado, Duke, MD Anderson Cancer Center, Fundación Huésped (Argentina) e Clínica Alemana (Chile).

Essa rede de colaboradores internacionais está preparando uma programação científica que terá como temática principal a incorporação de soluções tecnológicas para coleta e gerenciamento de dados de pesquisas científicas e programas clínicos. O público estimado é de 400 participantes, dentre os quais, pesquisadores, médicos, ​outros ​profissionais de saúde e da área da tecnologia da informação.

Para participar do evento é necessária inscrição prévia. As inscrições, bem como outras informações podem ser acessadas na página do REDCap.

REDCap  -  é uma sofisticada plataforma para coleta, gerenciamento e disseminação de dados de pesquisa, criada em 2004 por pesquisadores da Vanderbilt University (Tennessee, Estados Unidos).  Conta com o suporte financeiro do National Institute of Health (NIH), e tem apoio técnico-científico do REDCap Consortium, constituído por mais de 2.600 instituições em mais de 117 países nos 6 continentes. Ela foi introduzida no Brasil em 2011, através da FMUSP e, hoje, o Consórcio REDCap Brasil é a entidade responsável no país pela representação oficial da ferramenta junto a mais de 100 instituições.

Para mais informações, acesse o website do REDCap Consortium Internacional.

 Com informações da FMUSP

Fonte: reprodução/Jornal da USP

 

Ações do documento

Desafios para o Governo Digital no Brasil

Quando 09h00 00h00 28/03/2018
das até
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal
Banner Desafios Governo Digital
Em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), a Secretaria de tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SETIC/MP) realizará o evento "Desafios para o Governo Digital no Brasil".
 
O encontro entre técnicos do governo e empresas, tem como objetivo apresentar e debater os dilemas, problemas, desafios e possíveis soluções para a adequação do governo federal à era do governo digital, considerando as tendências em tecnologia da informação e comunicação.
As mesas serão organizadas em torno de um desafio temático, que será apresentado por um agente de governo. 
A partir desta apresentação, os debatedores irão apresentar perspectivas e possibilidades de solução.
 
 
Quando: 28/03/2018
Horário: 9h as 13h
Local: Sala Nexus – Enap / Brasília-DF​

Ações do documento

Hack 4 Water Brasil Hackathon

Quando 15/03/2018 a 09h00 16/03/2018 a 19h00 a
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Evento gratuito de dois dias que vai reunir e articular uma comunidade diversa para impulsionar tecnologia, ativismo, conhecimento e inovação para criar e desenvolver soluções relativas à água e à análise de dados em saneamento.

O objetivo é dar suporte a inovações e negócios que possam se aplicar nas cidades brasileiras para que o 6º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU possa ser alcançado.

O Brasil se une às iniciativas em todo o planeta para assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Confira a programação no site do evento.

Fonte: reprodução site do evento.

Ações do documento

Seminário de Boas Práticas em Dados Abertos do MDS

Quando 09h00 11h45 30/11/2017
das até
Onde Brasília - DF
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal
O Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (Inda) convida para o Seminário de Boas Práticas em Dados Abertos do MDS.
 
Data: 30 de Novembro (quinta-feira)
Horário: 9h às 11h 45
Local: Auditório do Térreo do Ministério do Desenvolvimento Social, Bloco A, Esplanada dos Ministérios – Brasília, DF
 
O Seminário de Boas Práticas em Dados Abertos do MDS é uma ação do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (Inda). No evento, servidores apresentarão as boas práticas do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) na publicação desses tipos de dados.
A Inda é a política do governo brasileiro de dados abertos – Instituída pela Instrução Normativa da SLTI nº 4, de 12 de abril de 2012(*). Além do MDS, fazem parte do Comitê Gestor a Secretaria de Governo da Presidência da República, a Casa Civil, a Controladoria Geral da União, o Ministério da Justiça, o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, além de representantes da sociedade civil e da academia.
 
Programação:
9h – Abertura
9h30 – MOPS e demais soluções. Palestrante: Carlos Santana (Sagi)
9h45 – Disponibilização e cruzamentos de bases de dados. Palestrante: Davi Carvalho (Sagi)
10h – CADUNICO e Bolsa Família. Palestrante: Marcelo Cabreira (Senarc)
10h15 – Dados da Assistência Social. Palestrante: Frederico Palma (SNAS)
10h30 – Dados e indicadores de segurança alimentar e nutricional. Palestrante: Rafaela de Sá Gonçalves (Sesan)
10h45 – DTI: As bases de dados do MDS. Palestrante: Débora Reis (DTI)
11h – Mesa redonda. Mediador: Davi Carvalho (Sagi)
11h45 – Encerramento
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social

(*)Com o Decreto nº 9.035, de 20 de abril de 2017, a SLTI passa a se chamar Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação – SETIC.

banner seminário INDA MDS

Ações do documento

V Fórum de Governança - Uso do Framework FACIN na Administração Pública

Quando 09h00 18h00 22/11/2017
das até
Onde Brasília - DF
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal
Banner do Evento V FórumO Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) convida você para participar das discussões acerca do uso do Framework de Arquitetura Corporativa para Interoperabilidade no Apoio à Governança (Facin) na solução de problemas organizacionais e como referência para o desenvolvimento da estratégia da Arquitetura Corporativa em órgãos da Administração Pública.
O evento será composto por painéis e palestras de diversos órgãos envolvidos, como MPDG, STN, ABEP, TCU, Caixa, TSE e Serpro.
Data: 22/11/2017
Horário: das 9h às 18h
Local: auditório da Setic/MPDG, SEPN 516, bloco D, lote 8- Brasília - DF 

Transmissão: pelo http://assiste.serpro.gov.br/ para as representações regionais e escritórios do Serpro.

Fonte: Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro

Ações do documento