Você está aqui: Página Inicial > Eventos

Eventos

VIII Fórum da Internet no Brasil

Quando 04/11/2018 a 08h00 07/11/2018 a 18h00 a
Onde Goiânia - GO
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal
VII Fórum da Internet no Brasil - Pré IGF Brasileiro 2017
Evento sob responsabilidade do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o VIII Fórum da Internet no Brasil

caracteriza-se por seu formato multissetorial, pelo seu caráter itinerante e por propiciar um espaço de diálogo com a participação de representantes do setor governamental, setor empresarial, comunidade científica e tecnológica, terceiro setor, e comunidade de desenvolvedores e usuários da Internet. O evento acontecerá desta vez em ambiente universitário, no Centro de Eventos do campus da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Assim como em 2017, a programação será construída de forma colaborativa a partir da chamada para propostas de workshops disponível no sítio do VIII Fórum da Internet no Brasil. Os workshops podem ser estruturados em formato de painel, mesa redonda ou debate e devem tratar de temas diversos relativos à governança da Internet.

Além de 27 workshops que serão propostos pela comunidade brasileira de governança da Internet, a programação terá ainda sessões plenárias temáticas. As inscrições para o Fórum, que são gratuitas e abertas a todos os interessados, estarão disponíveis em breve no sítio do evento, onde também será possível acompanhar ao vivo a transmissão das atividades realizadas.

Mais informações sobre cronograma e requisitos da chamada de propostas de workshops estão disponíveis em http://forumdainternet.cgi.br/. Para rever as edições anteriores, acesse: http://forumdainternet.cgi.br/library/.

Fonte: site do NIC.br

Ações do documento

Prêmio Excelência em Governo Eletrônico – 2018

Quando 20h00 22h00 08/08/2018
das até
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Banner do Evento Prêmio e-Gov

 

 

 

A décima sétima edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico será promovida pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação – Abep e pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, visando estimular, desenvolver e prestigiar a inovação e a excelência nas iniciativas de governo eletrônico e de modernização do Governo no Brasil.

Serão privilegiadas aquelas iniciativas que compreendam em algum grau as seguintes condicionantes:

  • terem sido efetivamente implantadas e estarem em operação, na data de submissão, com resultados concretos demonstráveis;
  • promovam a transparência com acesso a informações relevantes de governo;
  • implementem a provisão de serviços públicos pela web (internet e/ou intranet);
  • promovam a inclusão digital;
  • desenvolvam formas de acesso e comunicação com gestores do Governo;
  • induzam ao aperfeiçoamento de processos e rotinas com aumento de eficiência administrativa;
  • possam ser reproduzidas e implantadas, em instituições ou órgãos prestadores de serviços públicos, de maneira simples e de maneira economicamente eficiente;
  • sejam compatíveis, ao menos, com o estágio III (presença interativa) de desenvolvimento de governo eletrônico, de acordo com as categorias presentes no “UN E-Government Survey 2008”, pag. 16 (disponível em http://unpan1.un.org/intradoc/groups/public/documents/un/unpan028607.pdf).

 

Fonte: http://www.secop.org.br/premio-e-gov

Tag's:

Ações do documento

Seminário Internet e Desafios Regulatórios

Quando 09h00 17h00 29/05/2018
das até
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio (ITS Rio) e o Movimento Brasil Competitivo (MBC) realizarão, no dia 29 de maio, o Seminário Internet e Desafios Regulatórios.

 

 

A aprovação do Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965, de 2014, "MCI") representou um primeiro e importante passo na regulação e na governança da Internet. No Congresso Nacional, propostas de emenda ao texto do MCI comprovam que deputados e senadores estão cada vez mais dedicados a temas envolvendo a Internet. No Poder Executivo, a definição de uma estratégia digital para o Brasil passa pela observância dos princípios traçados pelo Marco Civil. 

O seminário busca apoiar, de forma ativa e multissetorial, o potencial dos Poderes Executivo e Legislativo em aprofundar o debate e promover os princípios do Marco Civil da Internet, explorando alguns dos temas mais importantes sobre regulação da internet no País. Adicionalmente, o evento contará com a participação de especialistas internacionais que contribuirão para o debate com reflexões sobre recentes desenvolvimentos em debates como o combate às notícias falsas e a regulação de redes sociais.

Data: 29/05

Horário: 9h

Local: Espaço Inovatio - Enap (SAIS Área 2A - Brasília-DF)

Inscrições, programação e mais detalhes no site da ENAP

Fonte: Enap

Ações do documento

Lançamento do Índice de Dados Abertos para Cidades 2018: Desafios para transparência no Rio de Janeiro

Quando 14h00 15h30 10/05/2018
das até
Onde Rio de Janeiro - RJ
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

A Diretoria de Análises de Políticas Públicas  (FGV DAPP) organizará um painel de debate sobre transparência e dados abertos. Na ocasião, será lançado o Índice de Dados Abertos para Cidades 2018, desenvolvido em parceria com a Open Knowledge Brasil (OKBr).

O painel "Lançamento do Índice de Dados Abertos para Cidades 2018: Desafios para transparência no Rio de Janeiro" vai debater o estado e a qualidade dos dados abertos na esfera municipal, além de aprofundar a discussão sobre mecanismos de controle da sociedade civil, com foco na cidade do Rio de Janeiro. A mesa será composta por pesquisadores da DAPP, da OKBr e especialistas no setor.

O Índice de Dados Abertos (Open Data Index) é uma iniciativa da sociedade civil que busca realizar o mapeamento do estado dos dados abertos em diversos países (e cidades) ao redor do mundo. Nesta edição, as cidades brasileiras participantes do levantamento são: Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Salvador/BA, São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ e Uberlândia/MG.

Local: Sede FGV Auditório 12º andar
Endereço: Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
Data: 10 Maio 2018
Horário: 14h00
Fonte: reprodução Portal FGV

Ações do documento

Seminário: Perspectivas para o Governo Digital no Brasil

Quando 14h00 17h00 02/05/2018
das até
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

banner seminário Perspectivas para o Governo Digital no Brasil

O seminário Perspectivas para o Governo Digital no Brasil, promovido pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) em conjunto com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), vai apresentar as últimas ações de transformação digital da administração pública federal. Um dos lançamentos previstos para a data é o relatório preliminar sobre Governo Digital no Brasil, produzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Outros lançamentos estão programados para o dia do Seminário, 2 de maio. O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), que faz parte do Comitê Gestor da Internet do Brasil, vai divulgar os dados da última pesquisa TIC Governo Eletrônico. Realizada a cada dois anos, o estudo investiga o uso das tecnologias da informação e comunicação pelo governo em sua relação com os cidadão.

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão também aproveita para apresentar a versão final da Estratégia de Governança Digital (EGD), que acabou de passar por uma revisão e uma consulta pública. Com mais de uma centena de contribuições, essa nova versão do documento é o resultado do esforço em simplificar melhorar o foco das iniciativas previstas na estratégia.

Data: Quarta-feira, 2 de maio de 2018
Hora: 14h
Local:  Auditório subsolo do edifício-sede do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
            Esplanada dos Ministérios, Bloco K

Inscrições e programação

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Ações do documento