Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas inscrições para II Seminário sobre Metodologia Ágil do Sisp

Notícias

Abertas inscrições para II Seminário sobre Metodologia Ágil do Sisp

Evento marca lançamento dos Guias de Métodos Ágeis

Estão abertas as inscrições para o II Seminário sobre Metodologia Ágil do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp). O objetivo do evento é apresentar os Guias de Métodos Ágeis do Sisp e proporcionar discussão sobre o uso da metodologia na Administração Pública Federal (APF). Voltado para gestores e servidores públicos da área de Tecnologia da Informação e das Comunicações (TIC), o seminário será realizado no dia 23 de junho, a partir das 9h, no auditório do subsolo (bloco K) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP).

O debate para a produção dos Guias de Métodos Ágeis do Sisp foi iniciado em 2014, com a realização do primeiro seminário sobre o tema. Na época, a proposta era evitar que cada órgão fizesse esforços de utilização do método isoladamente. “Fazem parte do Sisp 217 órgãos públicos. Como órgão central do sistema, o MP procura fornecer ferramentas que auxiliem o trabalho de servidores e gestores públicos. Nesse sentido, orientações para contratações de desenvolvimento de sistemas estão entre suas necessidades mais importantes”, explica o secretário de Logística e Tecnologia do MP, Cristiano Heckert.

Órgãos e unidades da administração pública como, por exemplo, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Instituto do Patrimônio, Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Banco Central do Brasil (Bacen) e o próprio MP já utilizam as metodologias ágeis. Entre os benefícios do uso do método está o prazo reduzido para a entrega de softwares, que pode ser de até quatro semanas.

Além de conhecer os guias do Sisp, os participantes terão informações sobre os casos de sucesso da utilização da metodologia e também assistirão a três palestras sobre o tema. Os interessados em participar devem realizar sua inscrição na página do seminário.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.