Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Analista em Tecnologia da Informação recebe Medalha da Ordem do Rio Branco

Notícias

Analista em Tecnologia da Informação recebe Medalha da Ordem do Rio Branco

Homenagem é reconhecimento pela promoção de melhorias na gestão dos recursos de tecnologia do Itamaraty

publicado: 10/05/2018 09h48 última modificação: 10/05/2018 09h48

O analista em tecnologia da informação, Carlos Gustavo Cordeiro de Andrade, recebeu uma das mais honrosas condecorações do país pelo seu desempenho na gestão da infraestrutura da tecnologia da informação do Ministério das Relações Exteriores (MRE).Ele foi um dos agraciados com a Medalha da Ordem do Rio Branco, entregue durante as comemorações do Dia do Diplomata, 20 de abril.

Nos últimos anos, a Divisão de Informática do Itamaraty vem promovendo melhorias na gestão dos recursos de tecnologia no órgão. Carlos Augusto, chefe do Setor de Infraestrutura, tem trabalhando para integrar os postos do Itamaraty – embaixadas, consulados e missões – à rede do Ministério por meio da Rede Mundial Itamaraty (RMI).

Por causa do RMI, o analista em tecnologia da informação passa longos períodos fora do Brasil. Já trabalhou na Bélgica, Alemanha, China, Peru e Estados Unidos, entre outros. Além disso, participou de projetos como a construção de uma sala cofre, a implantação de novas ferramentas de segurança de rede e a aquisição e implementação de equipamentos de armazenamento.

"São oito anos de dedicação que têm valido muito a pena", avaliou Carlos Augusto, que só tem elogios à equipe. "Temos a autonomia necessária e uma equipe de profissionais excelentes no Ministério". O analista considera que esse reconhecimento foi possível porque conta com colegas qualificados e sempre dispostos a ajudar.

No MRE, as equipes da área de tecnologia trabalham com nove analistas em tecnologia da informação que, em conjunto com os profissionais do órgão, vêm elevando os níveis de maturidade da instituição. Saiu do 23º lugar, em 2012, na análise do índice de governança de tecnologia da informação realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), para a 10ª posição em 2016.

Sobre o cargo

Os analistas em tecnologia da informação atuam de forma descentralizada nos órgãos que fazem parte do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação do Poder Executivo Federal. O cargo, de nível superior, faz parte do quadro de pessoal do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Desde 2010, os ocupantes do cargo vêm ajudando a aprimorar gestão e o desenvolvimento da tecnologia na administração pública federal.

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.