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Consultas públicas do governo serão realizadas no Participa.br

Planejamento elaborou manual para sobre utilização da plataforma

Após onze anos do sistema de consulta pública do sítio do Governo Eletrônico, ele será substituído pelo ambiente Participa.br para novas solicitações de hospedagem de consultas. O Participa.br é uma plataforma digital de participação social, feito em software livre, disponibilizado gratuitamente pelo governo federal.

O espaço utiliza a internet para o diálogo entre administração pública federal e sociedade civil, com o objetivo de promover a interação na construção das políticas públicas do governo federal, por meio do amplo acesso dos usuários a ferramentas de comunicação e interação, fóruns de debate, salas de bate papo, vídeos, mapas, trilhas de participação com diversos mecanismos de consulta, dentre outros.

Para auxiliar os órgãos na criação das consultas, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), em conjunto com a Secretaria-Geral da Presidência da República, elaborou uma primeira versão de um manual para a utilização do Participa.br como plataforma de consulta pública.

A ferramenta de consulta pública do sítio do Governo Eletrônico será desligada a partir do lançamento do novo Portal de Governo Eletrônico Brasileiro, previsto para o segundo semestre deste ano. O prazo para entrega do documento final é o dia 11 de julho de 2015.

Os documentos e relatórios relacionados às consultas públicas – hospedadas no sítio – terão seus arquivos disponibilizados, para conhecimento e pesquisa, em área específica do novo portal do Governo Eletrônico Brasileiro.

Para dúvidas: enviar e-mail para govbr@planejamento.gov.br ou ligar para o telefone (61) 2020 1012.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.