Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo amplia mecanismos de participação social com Redes de Conhecimento

Notícias

Governo amplia mecanismos de participação social com Redes de Conhecimento

Todos os cidadãos brasileiros poderão participar dos grupos

Para promover o debate de novas tecnologias que facilitem a prestação de serviços públicos digitais, o acesso à informação e a participação social, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) instituiu nesta sexta-feira (30) as Redes de Conhecimento. Todos os cidadãos brasileiros poderão participar destes grupos. A portaria nº 290 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

“Não criaremos um governo digital sem a participação da sociedade. Precisamos do apoio da academia, empresários e de todos os cidadãos interessados para conseguirmos transformar digitalmente o governo brasileiro”, afirma Marcelo Pagotti, secretário de Tecnologia da Informação do MP. Segundo o secretário, somente com o uso de tecnologia o governo brasileiro conseguirá melhorar a prestação de serviços públicos.

Outros objetivos das Redes de Conhecimento são compartilhar conhecimento e formular propostas de padrões, políticas, guias e manuais. A princípio, serão criadas 16 redes. Entre elas estarão a de governança digital, governo aberto, serviços públicos digitais, software livre e público, acessibilidade, computação em nuvem e cidades inteligentes.

“Vamos poder criar outras redes a partir de assuntos estabelecidos na Comissão de Coordenação do SISP. Todo este nosso trabalho será divulgado para a sociedade no Portal de Governo Eletrônico (GOV.br)”, explica Pagotti.

A criação das Redes de Conhecimento está prevista no Decreto nº 8.638, que estabeleceu a Política de Governança Digital. A partir da política, foi formulada a Estratégia de Governança Digital (EGD), documento que orientará as ações de Tecnologia da Informação e das Comunicações (TIC) até 2019. A EGD tem validade para os mais de 220 órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).

O SISP é a estrutura usada pelo governo federal para a organização do trabalho, controle, supervisão e coordenação da área de TIC na administração direta, autárquica e fundacional.

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.