Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Oficina debate ferramenta de desenvolvimento de software

Notícias

Oficina debate ferramenta de desenvolvimento de software

Encontro reuniu servidores de tecnologia da informação

Cerca de 50 servidores da área de Tecnologia da Informação de 26 órgãos participaram na tarde desta quinta-feira (17) de oficina sobre a solução livre SonarQube, uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento de softwares. O objetivo do encontro foi disseminar conhecimento para os 222 órgãos que fazem parte do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp).

Essa é a primeira de oito oficinas voltadas ao tema Sistemas da Informação que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) vai promover. A intenção é capacitar, uniformizar o conhecimento e possibilitar uma troca de experiências.

“Se o cliente final das políticas públicas é o cidadão e se hoje os órgãos da administração pública federal precisam do auxílio da tecnologia da informação, a SLTI quer oferecer apoio para as entidades da melhor maneira possível”, afirmou Wagner Araújo, diretor do Departamento de Governança e Sistemas de Informação da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI).

O workshop, promovido pela SLTI, teve a parceria da Câmara dos Deputados, que já utiliza o SonarQube, e do Tribunal de Contas da União (TCU). No evento, os servidores puderam entender aspectos da utilização da ferramenta, como instalação, configuração, métricas e análise de código-fonte.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.