Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento apresenta gestão de TI do governo federal para OCDE

Notícias

Planejamento apresenta gestão de TI do governo federal para OCDE

Representantes da organização internacional conhecem trabalho do SISP

Brasília, 27/11/2012 – Conhecer as ações do governo federal voltadas para a Tecnologia da Informação (TI). Este foi o objetivo da visita técnica de membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) ao Ministério do Planejamento (MP) na tarde desta terça-feira, 27, em Brasília. Durante a reunião, os representantes da organização tiveram a portunidade de saber como funciona o trabalho do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).

O SISP é a estrutura de governança pública utilizada pelo governo federal para a organização do trabalho, controle, supervisão e coordenação da área de TI na administração direta, autárquica e fundacional. A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) é a unidade central do sistema. Durante a reunião, a SLTI apresentou ações como a Infovia Brasília, o Portal do Software Público Brasileiro (SPB), o Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-GOV) e o Portal de Dados Abertos (dados.gov.br).

Para o secretário de logística e tecnologia da informação, Delfino Natal de Souza, debater as ações brasileiras de TI com a OCDE é importante porque a organização reúne as grandes potências e os países emergentes. “A pauta da governança da TI tem muita influência porque a informatização se tornou uma medida imprescindível para a condução das políticas públicas”, disse.

A OCDE é um órgão internacional e intergovernamental que reúne os países mais industrializados e também alguns emergentes como México, Chile e Turquia. Por meio da organização, os representantes se reúnem para trocar informações e alinhar políticas com o objetivo de potencializar seu crescimento econômico e colaborar com o desenvolvimento dos países membros.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão