Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento divulga Plano de Disseminação do IPv6

Notícias

Planejamento divulga Plano de Disseminação do IPv6

Documento possui metas de implantação até 2018

Para evitar problemas no fornecimento de serviços eletrônicos na administração pública federal e ampliar a segurança na internet, o Ministério do Planejamento (MP) publicou, nesta quinta-feira (6), o Plano de Disseminação do Uso do Protocolo de Endereçamento de Internet na versão seis, o IPv6. Uma das funcionalidades do protocolo de internet é identificar, por meio de números, os usuários da rede mundial de computadores. O aumento na utilização de smartphones e tablets, por exemplo, gera novos usuários, o que consome os endereços IP.

“O crescimento de usuários e da própria internet brasileira exige a transição do IPv4 para o IPv6”, explica Loreni Foresti, secretária de Logística e Tecnologia da Informação do MP. O documento estabelece um conjunto de ações para os órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação, o Sisp, adotarem como modelo em suas estruturas internas e externas de Tecnologia da Informação (TI) nesse período de transição.

“A nossa proposta é começar por sítios e provedores governamentais, mas serão oito metas semestrais para as entidades públicas migrarem para a versão seis até 2018” afirma Foresti. 

Seminário

Para orientar os órgãos do Sisp em relação ao plano de implementação do IPv6, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) realizará o “IPv6 – Workshop para Gerentes e Coordenadores” no dia 14 de novembro, às 9h, no auditório do bloco K do MP. Os interessados em participar devem enviar um e-mail para o seguinte endereço eletrônico: wellington.araujo@planejamento.gov.br

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.