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Planejamento e MG firmam acordo para transformação digital de serviços públicos

Ferramentas da Plataforma de Cidadania Digital ajudam a ampliar e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e o Governo de Minas Gerais vão trabalhar em conjunto para promover a transformação digital dos serviços públicos do estado. O acordo de cooperação técnica entre os órgãos, com duração de dois anos, foi publicado em 9 de março no Diário Oficial da União.

O governo de MG vai poder contar com a ajuda do Planejamento no uso do  Kit de Transformação de Serviços Públicos. Desenvolvido pela equipe do Ministério, o kit agrupa métodos e ferramentas para acelerar a simplificação e a oferta de serviços digitais.

Além de reduzir os custos para o governo, a transformação digital proporciona praticidade e agilidade para os cidadãos. Também pode reduzir ou eliminar as dificuldades no atendimento presencial, como deslocamentos desnecessários, tempo de espera em filas ou impressão e autenticação de documentos.

Plataforma de Cidadania Digital

O Governo Federal vem trabalhando para ampliar o acesso aos serviços públicos, bem como simplificar a forma de prestação desses serviços. Em janeiro de 2016, foi criada a Plataforma de Cidadania Digital (servicos.gov.br) para centralizar as informações sobre os serviços públicos e beneficiar a sociedade a partir do uso da tecnologia na sua prestação. 

Fonte: reprodução site Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.