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Planejamento quer acelerar transformação digital para melhor atender os jovens no futuro

Titular da Setic/MP reconhece que é preciso aumentar o ritmo dos avanços tecnológicos e destaca plataformas disponíveis no governo

Diversas pesquisas apontam o crescimento do uso do telefone para acessar a internet, principalmente entre crianças e jovens. E em um futuro muito próximo, eles serão usuários dos serviços ofertados pela administração pública. Para o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Luis Felipe Salin Monteiro, atender bem esses cidadãos é um dos principais motivos para acelerar a transformação digital no setor público.

No segundo dia do Fórum de Governança de TI, promovido pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP), Luis Felipe participou do painel "Estilos e estratégias de liderança no processo de transformação digital das organizações públicas", ao lado de outros gestores públicos, como o chefe do Departamento de Tecnologia da Informação do Banco Central, Marcelo Yared e o diretor de Negócios Digitais do Banco do Brasil, Marco Mastroeni.

O governo do Brasil já avançou na transformação digital nos últimos 15 anos, afirmou o secretário. Mas, ao mesmo tempo, ele reconhece que esses avanços ainda são lentos e que continuar nessa velocidade não é suficiente.

Para acelerar a transformação digital, Luis Felipe defende que o processo deve começar por dentro, mas não tem de começar do zero. O secretário lembrou que o próprio governo já possui plataformas para facilitar a transformação dos serviços públicos prestados pelos diversos órgãos que integram a administração pública federal. Apontou soluções como o GovData – plataforma de análise de dados – que ajudam a aprimorar a prestação dos serviços e focalizar políticas públicas aos cidadãos.

Com o tema "Liderança para assegurar as transformações no setor público", o evento, destinado a gestores e técnicos dos órgãos da administração pública, tem o objetivo de debater práticas de gestão das áreas de tecnologia, em face das transformações que o Brasil está vivenciando e que levam o cidadão a exigir, cada vez mais, melhores resultados dos órgãos públicos.

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão