Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento reúne Analistas em Tecnologia da Informação em encontro

Notícias

Planejamento reúne Analistas em Tecnologia da Informação em encontro

Iniciativas do ministério na área foram apresentadas

Cerca de 115 servidores públicos participaram hoje, no auditório do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), do 2º Encontro dos Analistas em Tecnologia da Informação (ATIs). O objetivo do evento foi atualizar os profissionais sobre as iniciativas do MP no âmbito do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp). O MP é o órgão central do sistema.

Na abertura do encontro, o secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Cristiano Heckert, destacou o Decreto 8.539, publicado hoje no Diário Oficial da União (DOU), e que dispõe sobre o uso de meios eletrônicos na tramitação de processos na Administração Pública Federal (APF). “Nós temos coordenado o Processo Eletrônico Nacional (PEN), que tem causado uma verdadeira revolução aqui na Esplanada. Quem trabalha em um dos 14 órgãos que já adotou o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) pode testemunhar o quanto a ferramenta muda para melhor o dia a dia de trabalho dos órgãos”, explicou.

A norma estabelece o prazo para que os 222 órgãos integrantes do Sisp comecem a tramitar eletronicamente seus documentos. “Temos seis meses para que todos os órgãos apresentem um cronograma de implantação para a SLTI e temos dois anos para que todos estejam de fato em produção com o sistema. Nossa esperança é que em dois anos contados a partir de hoje não haja mais tramitação de processos em papel em nenhum dos órgãos”, disse Heckert. Atualmente, já existem 14 órgãos utilizando o SEI, outros 34 em processo de implantação e um total de 109 órgãos que já estão envolvidos com o PEN.

Estratégia

Outra ação apresentada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) durante o evento foi a proposta da Estratégia de Governança Digital (EGD). Alinhada ao Programa Bem Mais Simples Brasil, lançado em fevereiro de 2015 pela Presidenta Dilma Rousseff, a EGD coloca a Tecnologia da Informação e das Comunicações (TIC) para viabilizar o acesso à informação, promover melhores serviços governamentais e ampliar a participação social.

Para Eviston Borges, chefe da divisão de sistemas do Ministério das Comunicações (Minicom), o encontro com os dirigentes da SLTI foi proveitoso para entender o papel dos ATIs na EGD. “Essa proposta de ter contato direto é extremamente positiva porque você tem uma informação segura. É um canal direto onde eles podem ouvir os ATIs”, disse.

A EGD será publicada ainda este ano e terá validade para todos os órgãos do Sisp entre 2016 e 2019.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.