Você está aqui: Página Inicial > Transformação Digital > Cidadania Digital > Participação social

Participação Social

Participa.br é um espaço de diálogo entre governo e sociedade civil em que é possível fazer comentários e contribuir com as consultas públicas em andamento. A plataforma de participação social também permite a criação de blogs e comunidades.

A plataforma de participação social é feita em software livre, disponibilizado gratuitamente pelo governo federal. O espaço utiliza a internet para o diálogo entre administração pública federal e sociedade civil, com o objetivo de promover a interação na construção das políticas públicas do governo federal, por meio do amplo acesso dos usuários a ferramentas de comunicação e interação, fóruns de debate, salas de bate papo, vídeos, mapas, trilhas de participação com diversos mecanismos de consulta, dentre outros.

Histórico

Entre 2004 e 2015, o Sistema de Consulta Pública do sítio do Governo Eletrônico fez parte do processo democrático de construção de políticas públicas do Governo com a colaboração da sociedade. Com a criação da Plataforma da Participação Social, Participa.br, o Ministério do Planejamento orienta a utilização do ambiente de participação social para novas consultas do governo.

A ferramenta de Consulta Pública do sítio do Governo Eletrônico foi desligada a partir do lançamento do novo Portal de Governo Eletrônico Brasileiro, ocorrida em julho de 2016. Os documentos finais relativos às consultas que foram entregues pelas instituições responsáveis estão disponíveis na seção "Arquivo".

Dúvidas

Para esclarecimentos sobre o ambiente do Participa.br, por favor, envie e-mail para participabr@presidencia.gov.br