Você está aqui: Página Inicial > Transformação Digital > Compras de governo > Serviço de Computação em Nuvem

Serviço de Computação em Nuvem

O projeto tem como objetivo a utilização de recursos de Infraestrutura como Serviço (IaaS) e Plataforma como Serviço (PaaS) em nuvem pública. Também busca atender as necessidades de órgãos do Sisp que não possuem infraestrutura própria ou que dispõem de infraestrutura, mas não recursos para propiciar a segurança adequada aos dados e ativos institucionais de tecnologia da informação e da comunicação.

 

Sob as orientações da Estratégia de Governança Digital (EGD) do Poder Executivo Federal, o uso do Sistema de Registro de Preços para a contratação de serviços de computação em nuvem promove a convergência de esforços, infraestruturas, plataformas, sistemas e serviços dos órgãos federais a fim de aprimorar a qualidade e a efetividade dos serviços e informações disponíveis aos cidadãos.

Com essa contratação, espera-se ampliar a desburocratização e a modernização da administração pública e tornar o Governo Federal mais eficiente em prestar serviços ao cidadão com o uso das tecnologias digitais.

Da participação na Intenção de Registro de Preços


Os integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp) têm até 20 de julho para manifestar o interesse em participar da Intenção de Registro de Preços do processo de licitação do serviço de nuvem, por meio do Portal de Compras do Governo Federal.

Acesse o link da IRP diretamente.

Os órgãos interessados em participar da IRP deverão encaminhar, em conformidade com a portaria MP/STI nº 20 e em obediência ao art. 6º, caput, do Decreto nº 7.892/2013 c/c arts. 3º caput e 15, §7º, I e II, da Lei nº 8.666/1993,  sua justificativa dos quantitativos solicitados e o demonstrativo de aderência do projeto às necessidades do órgão. A documentação enviada será analisada tecnicamente para avaliação da maturidade do órgão quanto ao uso dos serviços que compõem o objeto da licitação.

O órgão interessado deverá apresentar:

a) A previsão no PDTIC e no PCTIC do órgão;

b) Memória de cálculo, conforme planilha disponibiliza neste sítio;

c) Estudo Técnico Preliminar e Análise de Risco, nos termos da IN. 04/2014 SLTI/MP.

A justificativa e o demonstrativo de aderência devem ser formalizados por ofício e encaminhados para o e-mail aquisicoes-detic@planejamento.gov.br até 27 de julho de 2018.

O Ofício deve ser remetido ao Diretor do Departamento de Aquisições e Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação da SETIC, senhor Bruno Fassheber Novais. 

Acesse a apresentação do projeto, realizada em 21 de junho de 2018 no auditório do Bloco K da Esplanada dos Ministérios.

Documentação do Projeto


 

Análise de Riscos

A análise de riscos permite a identificação, avaliação e gerenciamento dos riscos que possam comprometer o sucesso da contratação e da gestão contratual. Para cada risco identificado, define-se: a probabilidade de ocorrência dos eventos, os possíveis danos potenciais, possíveis ações preventivas e contingências, bem como a identificação de responsáveis por ação.

 

Dimensionamento

Documento que contém o dimensionamento da demanda estimada de utilização do serviço.

 

Estudo Técnico Preliminar

O Estudo Técnico Preliminar traz análise concernente à  viabilidade técnica e econômica da contratação do serviços de Computação em Nuvem, bem como fornecer informações necessárias para subsidiar as fases posteriores do planejamento da contratação.

 

Termo de Referência

O Termo de Referência estabelece as condições para a contratação do serviço e contém todo o detalhamento que caracteriza de maneira adequada o objeto da contratação.