I Fórum de Governança

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  • Não acompanhou ou quer rever o que aconteceu no I Fórum de Governança? Assista aos vídeos e confira as apresentações abaixo
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Data: 28 de agosto de 2014 
Horário: 9h às 18h 
Local: auditório do SERPRO
Com transmissão para os auditórios das regionais do Serpro e onde houver recursos de videoconferência.


Programação


9h00 – Abertura SLTI/MP e SERPRO: A Integração pela Governança

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   Gilberto Paganotto
- é Diretor-Superintendente do Serpro. Cursou Administração de Empresas na PUC-RS. Atuou como Diretor Técnico e Assessor de Tecnologia na Celepar. Foi Coordenador da Assessoria de Informações da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, Supervisor de Sistemas e Diretor Substituto no Serviço Municipal de Água e Esgotos de Caxias do Sul, Assessor de Tecnologia do Diretor Geral do departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre. Na PROCEMPA, em Porto Alegre, atuou Como Analista de Sistemas, Representante Técnico, Supervisor de Análise e Diretor Técnico. No Banrisul iniciou a carreira na área pública em 1980. Foi programador de computador e analista de sistemas.

   Fernando A. Braga de Siqueira Junior
- possui graduações em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino da Alta Paulista (1987) e em Tecnologia em Processamento de Dados pela Fatec/Unesp (1991). Tem especializações em Auditoria pela USP e em Auditoria de Sistemas pela UnB e é Mestre em Administração pela UnB. Desde 1981 é funcionário do Banco do Brasil (em TI desde 1993), onde atuou como Gestor de TI de 2002 a 2009. Tem certificado de participação em cursos nas áreas de TI, Gestão e Mercado Financeiro. Na UnB, foi professor de Sistemas de Computação Aplicados à Administração na Faculdade de Administração e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Administração. Foi Diretor de TI do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (DTI/SE-MPOG) e desde abril/2014 é Secretário-Adjunto - Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação no Ministério do Planejamento (SLTI/MPOG).

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10h00 – A Experiência da ASEGE na gestão de projetos estratégicos do Governo Federal

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Moderador:  
   Daniel de Melo Viero
- é Analista de Informática do Senado Federal e Coordenador do SubGrupo de Trabalho Padrão BPM (Business Process Management) no segmento Áreas de Integração para o Governo Eletrônico e-PING. Tem Graduação e Mestrado em Ciência da Computação e MBA em Gestão Empresarial. Atua em projetos nas áreas de Arquitetura de Software, Gestão de Conteúdo e Gestão de Processos. Atuou ainda como professor nos cursos de Especialização em Governo Eletrônico da ESAF e no MBA em Administração de TI da Unisinos/RS.

Palestrante:  
   Epaminondas Dimitrios Karagiannis
- é EPPGG, formado em Direito (UniCEUB/DF) e em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. No Ministério do Planejamento, foi Assessor no Departamento de Cooperação Internacional da antiga SEGES e Diretor do Programa de Modernização do Poder Executivo Federal (PMPEF). Exerce o cargo de Gerente de Projetos na Assessoria Especial para Modernização da Gestão –ASEGE e participou na condução dos trabalhos de contratação de serviço de consultoria para a modelagem de processos organizacionais.

 


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10h30 - As Arquiteturas e Governança Corporativa, de TI e de Dados

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   Rossano Tavares
– é PMP, MBA, MPhil, Sócio-diretor da Data Project Consulting e idealizador e Presidente do Capítulo Brasil da DAMA, (Data Management Association). Sócio-diretor da DataProject Consulting. É doutorando em Business Administration com foco em Gestão e Governança de Dados na University of Management & Technology (Virginia-USA), possui MBA e Mestrado, ambos pela PUC-SP, e diversos outros cursos de especialização. Responsável pela criação e organização do curso de pós-graduação em gestão e governança de dados na Universidade Cruzeiro do Sul, é ainda o organizador da tradução e também um dos tradutores do DMBOK (Guia para o Corpo de Conhecimento em Gerenciamento de Dados).

   Daniel Jezini
– é Secretário de Fiscalização de TI no Tribunal de Contas da União (TCU). Graduado em Ciência da Computação pela UFRJ, com MBA. É instrutor do Instituto Serzedello Correa (ISC) do TCU desde 2008, e palestrante em eventos diversos nas áreas de governança, contratações, controle e auditoria de TI. Possui certificações CISA® e Auditor Líder ISO 27001. Foi co-autor do Referencial Básico de Governança do TCU, destinado a organizações públicas, e tem estado à frente dos levantamentos de governança de TI realizados pelo TCU, desde 2010.

   José Geraldo Loureiro Rodrigues
– é mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília e especialista em Auditoria pela Universidade de São Paulo. Tem certificação internacional CRISC-Certified in Risk and Information Systems Control pela ISACA, entidade na qual ocupa o cargo de Presidente do Capítulo Brasília. Como funcionário do Banco do Brasil S.A. gerenciou equipes de Desenvolvimento de Sistemas e de Auditoria Interna e foi Diretor da BB Tecnologia e Serviços. No Governo Federal foi Diretor de Sistemas e Informação na CGU, fundou a comunidade TIControle, que congrega os principais órgãos do Governo Federal que têm relação direta ou indireta com o controle dos recursos públicos, também recebeu 7 prêmios nacionais e internacionais com o Portal da Transparência do Governo Federal. Atualmente é Diretor-Executivo do Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP).

 


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12h às 14h – Intervalo almoço

14h - Experiências em Governança

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   Prof. Dr. João Souza Neto
– é Professor do Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília. Doutor em Engenharia Elétrica pela UNB. Mestre em Engenharia Eletrônica pelo Philips International Institute da Holanda. Possui as certificações internacionais CGEIT, CRISC, Certified COBIT Assessor (Avaliador Certificado de Ambientes de TI com base no COBIT 4.1 e COBIT 5), COBIT 5 Implementation, COBIT 5 Assessor e COBIT 5 Foundation da ISACA.

   Fernando Nascimento Barbosa
– é aluno do Curso do Mestrado Profissional em Administração Pública da EBAPE/FGV, pós-graduado em Gestão de Sistema de Informação pela Universidade Católica de Brasília -UCB, Analista de Finanças e Controle -AFC com especialização em TI lotado da Secretariado Tesouro Nacional -STN, cedido à Secretaria Executiva -SE do MF desde 2011, no exercício da Função de Coordenador-Geral de Desenvolvimento Institucional e Programas de Gestão –CODIP. Conselheiro Fiscal do Banco do Estado da Amazônia, representante titular do Ministério da Fazenda no Comitê Gestor de Segurança da Informação e no ICP-Brasil –Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras.

   Andresa Linhares
– é Diretora da Central de Suporte à Governança Corporativa na Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais.

   Deborah Arôxa
– é Superintendente de Modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão, na Secretaria de Planejamento, Orçamento de Gestão do Estado do Sergipe, Autora dos livros BPM Transformando Organizações Públicas: Um novo olhar para o atendimento ao cidadão e BSC em BPM: Desmistificando Conceitos para Concretizar Sonhos, Bookess. É CBPP, membro do Comitê Estadual de Implantação da LAI –Lei de Acesso á Informação, Gestora Regional Sergipe da ABPMP, Coordenadora Estadual do PNAGE da UCE –Sergip, Gestora Geral do e-DOC Sergipe, Professora da Pós Graduação de Gestão de Processos de Negócio da FANESE –SE, da Pós Graduação de Gestão da Qualidade em Serviços da FANESE –SE e da Pós Graduação de Gestão de Processos de Negócio da Faculdade Santa Helena –PE.

   Maria Helena Barros
– é Coach Executivo e Empresarial em Governança e Gerenciamento de Projetos, ministrou cursos pela POSEAD, UNIP, H3, UNICEUB, UNICTS, ICESP, FAMATEC, FINATEC e mestrado pela UNB, é ainda especialista em ensino a distância e implementação de projetos de gerenciamento de processos, envolvendo mapeamento de situação existente, análise, desenho e redesenho de processos de negócio, sensibilização, capacitação e documentação de processos, desenvolvimento de plano de implantação, implantação e transformação de processos e documentação de negócio (documento de apoio para desenvolvimento de sistemas de TI).

 


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16h20 - O Desenvolvimento de Competências para a Governança

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Moderadora:
   Amanda Costa

Palestrantes:
   Adriano César Ferreira Amorim
- é Diretor-Geral do Instituto Serzedelo Corrêa, possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa e Especialização em Gestão Orçamentária e Financeira no Setor Público. Atualmente é Auditor Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União.

   Emilio Carazzai
- é sócio diretor presidente da HabitaSec Securitizadora S.A.; conselheiro do Banco Modal, da MDL Realty,da D.Center S.A.e da Vix Logística S.A.; membro do LA Advisory Board da Roland Berger, e do NAT/SECOVI. Foi CEO da Medial Saúde, Banco Pine e Caixa Econômica Federal; CFO do Grupo Abril; Diretor da BompreçoPar; Consultor da Booz Allen & Hamilton; Secretário Executivo do Ministério da Fazenda; e diretor do Banco Banorte S.A. Foi conselheiro do Banco do Brasil, Caixa, Febraban, Cibrasec, Mastercard (LA), CHESF, Bompreço (Ahold), Klabin Segall, dentre outras organizações públicas e privadas. É mestre (M. Phil. BA) pela Manchester Business School (Inglaterra) e Conselheiro Certificado pelo IBGC.

 


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17h20 - Encerramento

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   Marcus Vinicius da Costa
- é Coordenador do Segmento Áreas para Integração do Governo Eletrônico, na Arquitetura e-PING de Interoperabilidade do Governo Brasileiro, fazendo parte também da Coordenação-Geral e é Coordenador de Integração e Interoperabilidade da Coordenação Estratégica de Tecnologia no SERPRO. Com artigos publicados a partir de sua experiência em Integração de Dados e Processos e Interoperabilidade, é Pós-graduado em Análise e Projeto de Sistemas e em Organização, Métodos e Sistemas, possui MBA nas áreas de Estratégia Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, e de Comunicação com o Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing.

    Andrea Thalhofer Ricciardi
- é Diretora de Governo Eletrônico no Ministério do Planejamento do Governo Federal Brasileiro a partir de 2014. Coordenadora-Geral de Sistemas de Planejamento na Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos no mesmo órgão de 2009 a 2012 atuando com a gestão e a elaboração do Plano Plurianual de governo e sistema de informação do Programa de Aceleração do Crescimento –PAC. Cientista da Computação formada na Universidade de Brasília. 15 anos de experiência em atividades de desenvolvimento de sistemas, incluindo áreas de requisitos, modelagem, programação, arquitetura e gerenciamento de projetos em empresas como Hospital Sarah Kubitschek, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Banco Cooperativo do Brasil e Receita Federal do Brasil.