III Fórum de Governança

evento.png

  • Não acompanhou ou quer rever o que aconteceu no III Fórum de Governança? Assista aos vídeos e confira as apresentações abaixo
  • Veja aqui o registro fotográfico do III Fórum de Governança

Data: 12 de novembro de 2014 
Horário: 9h às 18h 
Local: auditório do SERPRO
Com transmissão para os auditórios das regionais do Serpro e onde houver recursos de videoconferência.

Programação


9h às 9h30 – Recepção dos Participantes e Networking Meeting

9h30 – Mesa de Abertura: A Integração pela Governança

   Cristiano Heckert
- Secretario de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

   Genildo Lins de Albuquerque Neto
- Secretario de Gestão Publica do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

   Marcos Mazzoni
- Diretor-Presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO.

Confira a apresentação

 
11h – Palestra: A Arquitetura Corporativa e a relação com o e-Government: o panorama mundial

   Jim Hietala
- Open FAIR, CISSP, GSEC, é Vice-Presidente do Open Group. Participou do desenvolvimento de diversos padrões da indústria, como O-ISM3, O-ESA, Risk Taxonomy Standard e O-ACEML. Conduziu o desenvolvimento do guia de compliance e auditoria para o Cloud Security Alliance v2 publication. Participou do programa SANS Analyst/Expert, escreveu diversos white papers de pesquisa e participou em diversos webcasts para SANS. Também publicou inúmeros artigos sobre segurança da informação, gestão de risco, e compliance em publicações incluindo CSO, The ISSA Journal, Bank Accounting & Finance, Risk Factor, SC Magazine, e outros. Veterano da segurança de TI, teve papel de líder em diversas empresas ligadas à área de segurança de TI. Possui formação em Marketing pela Southern Illinois University.

   Roberto Severo
- Country Director do The Open Group (Brasil), detentor do framework TOGAF® de Arquitetura Corporativa, Training Program Manager no Brasil. Certificado em TOGAF, PMI e PEAF, sendo este último com treinamento e certificação feito pelo criador do framework em Londres. Atualmente é presidente da AEA (Association of Enterprise Architects) Capítulo Brasil. Especializado em Arquitetura Corporativa, desde 2008 faz palestras , trazendo para o dia-a-dia o alinhamento de estratégia com a execução, em eventos internacionais e nacionais de relevância, como Londres, San Francisco e São Paulo.Liderou o grupo de tradução do Glossário do TOGAF 9.1 e fez a tradução oficial (Van Haren Publishers) do "TOGAF 9.1 - A Pocket Guide" e "Introduction to PEAF". Acredita que Arquitetura Corporativa é fundamentado em pessoas e deve primar pelo tripé: Educação, Comunicação e Cultura para gerar valor e ser bem sucedido.  Participou da construção do documento de Referência do Framework de Arquitetura Corporativa para Interoperabilidade no  Apoio à Governança– FACIN.

Confira a apresentação

 
12h às 14h – Almoço

14h – Mesa 01: O Framework de Arquitetura Corporativa para Interoperabilidade no Apoio à Governança - FACIN

   Alexandre Coutinho
- Analista da Coordenação de Integração, Padrões e Interoperabilidade do Serviço Federal de Processamento de Dados e Coordenador do Grupo de Trabalho de Governança, do Segmento Áreas de Integração para o Governo Eletrônico, da Arquitetura ePING de Interoperabilidade.

   Roberto Severo
Country Director do The Open Group (Brasil), detentor do framework TOGAF® de Arquitetura Corporativa, Training Program Manager no Brasil. Certificado em TOGAF, PMI e PEAF, sendo este último com treinamento e certificação feito pelo criador do framework em Londres. Atualmente é presidente da AEA (Association of Enterprise Architects) Capítulo Brasil. Especializado em Arquitetura Corporativa, desde 2008 faz palestras, trazendo para o dia-a-dia o alinhamento de estratégia com a execução, em eventos internacionais e nacionais de relevância, como Londres, San Francisco e São Paulo.Liderou o grupo de tradução do Glossário do TOGAF 9.1 e fez a tradução oficial (Van Haren Publishers) do "TOGAF 9.1 - A Pocket Guide" e "Introduction to PEAF". Acredita que Arquitetura Corporativa é fundamentado em pessoas e deve primar pelo tripé: Educação, Comunicação e Cultura para gerar valor e ser bem sucedido. Participou da construção do documento de Referência do Framework de Arquitetura Corporativa para Interoperabilidade no Apoio à Governança– FACIN.

   Fernando Gebara Filho
- Consultor executivo em processos de normalização internacional. É participante da comunidade de normalização internacional desde 2006, especializado na área de normas internacionais de tecnologia da informação. Atua diretamente como coordenador e chefe da delegação brasileira para a comissão-espelho de normas internacionais de computação em nuvem da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT e como membro e delegado brasileiro nas comissões-espelho de engenharia de software e sistemas, e como membro e chefe da delegação brasileira na comissão-espelho de governança e gestão de TI. Atuou como Gerente Regional de Normalização para a América Latina e Caribe em uma das 5 maiores empresas globais de TI por 8 anos, quando então criou a Luciano Gebara Consultoria e Serviços Ltda. Participou da construção do documento de Referência do Framework de Arquitetura Corporativa para Interoperabilidade no Apoio à Governança– FACIN.

   José Geraldo Loureiro Rodrigues
- Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília e especialista em Auditoria pela Universidade de São Paulo. É presidente do Capítulo Brasília ISACA. Com passagem pelo Governo Federal, como Diretor de Sistemas e Informação na CGU, fundou a comunidade TI Controle, que congrega os principais órgãos do Governo Federal que têm relação direta ou indireta com o controle dos recursos públicos. Atualmente é Diretor-Executivo do Instituto Brasileiro de Governança Pública - IBGP que tem por objetivo melhorar os processos de governança do setor público brasileiro. Participou da construção do documento de Referência do Framework de Arquitetura Corporativa para Interoperabilidade no Apoio à Governança– FACIN.

Moderador da Mesa:  
   Lamberto Ricarte Serra Junior
- Bacharel em arquivologia pela Universidade de Brasília UnB, especialista em Gestão por Processos pela Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc e especialista em Avaliação da Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP. É assessor técnico da Diretoria-Geral da Câmara dos Deputados, atuando na área de planejamento e gestão estratégica. Foi diretor do Arquivo da Câmara dos Deputados e membro do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, como conselheiro representante do Poder Legislativo. Atuou como consultor em gestão e tecnologia da informação em diversos órgãos de governo e organizações privadas.

Confira a apresentação

 
15h30 às 15h50 – Networking Meeting

15h50 – Mesa 02: O Segmento Áreas de Integração e seus Blocos na Arquitetura

   Alexandre Coutinho
- Analista da Coordenação de Integração, Padrões e Interoperabilidade do Serviço Federal de Processamento de Dados e Coordenador do Grupo de Trabalho de Governança, do Segmento Áreas de Integração para o Governo Eletrônico, da Arquitetura ePING de Interoperabilidade.

   Luis Takada
- Gerente de Projetos pela empresa EloGroup Desenvolvimento e Consultoria, com Certificação CBPP - Gerenciamento de Processos de Negócio pela ABPMP – Association of Business Process Management Professionals, Certificação PMP – Gerenciamento de Projetos pelo PMI – Project Management Institute, Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília - UnB e Instrutor de cursos abertos e in-company sobre Gestão por Processos e assuntos relacionados pela EloGroup. Participa em diversos projetos relacionados a gestão por processos em empresas como: Banco Central do Brasil, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, Confederação Nacional da Industria – CNI, Federação da Indústria do Estado do Rio de Janeiro - FIRJAN, Ministério da Educação – MEC, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – PREVI,Associação de Poupança e Empréstimo do Exército Brasileiro – POUPEX, Fundação dos Economiários Federais - FUNCEF, Superior Tribunal Federal - STF, Tribunal Regional do Trabalho da 23a Região, Tribunal Regional do Trabalho da 18a Região, Departamento de Polícia Federal – DPF, dentre outras. Como representante da ABPMP, participou da construção do documento de Referência do Framework de Arquitetura Corporativa para Interoperabilidade no Apoio à Governança– FACIN.

   Daniel de Mello Viero
Coordenador do Grupo de Trabalho Padrões BPM (Business Process Management) desde 2012. Analista de informática no Senado Federal desde 2014, tendo atuado também no Banco Central e no Serpro. Trabalha desde 1998 com desenvolvimento e arquitetura de sistemas, BPM e ECM. É Mestre em Ciência da Computação e MBA em Gestão Empresarial.

Moderador da Mesa:  
   Fernando Siqueira
- Possui graduações em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino da Alta Paulista (1987) e em Tecnologia em Processamento de Dados pela Fatec/Unesp (1991). Tem especializações em Auditoria pela USP e em Auditoria de Sistemas pela UnB e é Mestre em Administração pela UnB. Desde 1981 é funcionário do Banco do Brasil (em TI desde 1993), onde atuou como Gestor de TI de 2002 a 2009. Foi Diretor de TI do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (DTI/SE-MPOG) e desde abril/2014 é Secretário-Adjunto da Secretaria de Logística e TI (SLTI/MPOG). Tem certificado de participação em cursos nas áreas de TI, Gestão e Mercado Financeiro. Na UnB, foi professor de Sistemas de Computação Aplicados à Administração na Faculdade de Administração e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Administração.

Confira a apresentação

 
17h – Encerramento

   Hudson Vinícius Mesquita, representando Andréa Thalhofer Ricciardi - Diretora do Departamento de Governo Eletrônico
Coordenador-Geral de Normas e Padrões de Governo Eletrônico na Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Formado em Sistemas de Informação, com especialização em Banco de Dados e Gestão de TI. Atua com integração e interoperabilidade de sistemas há 10 anos, sendo os 5 últimos voltados para projetos do governo federal. Um dos responsáveis pela coordenação da ePING (Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico).

   Marcus Vinicius da Costa
- Coordenador de Integração, Padrões e Interoperabilidade do Serviço Federal de Processamento de Dados e Coordenador do Segmento Áreas de Integração para o Governo Eletrônico, da Arquitetura ePING de Interoperabilidade.