IV Fórum de Governança

841d3d8e-2a48-4e81-b5ef-ad7acc3367c3-large.jpeg

  • Não acompanhou ou quer rever o que aconteceu no IV Fórum de Governança? Assista aos vídeos e confira as apresentações abaixo
  • Veja aqui o registro fotográfico do IV Fórum de Governança

O FACIN como padrão ePING

O objetivo desta edição é debater os Modelos de Referência do FACIN - Framework de Arquitetura Corporativa para Interoperabilidade no Apoio à Governança, apresentando seus conceitos, conteúdo, integração e aplicação nas organizações públicas, bem como as vantagens para a sociedade como um todo.

Participe deste debate junto a especialistas do governo e de organizações internacionais. Acesse o site do IV Fórum de Governança, conheça todos os detalhes do evento e faça sua inscrição.

A ePING - Padrões para Interoperabilidade do Governo Eletrônico disciplina a Interoperabilidade no âmbito do Poder Executivo Federal, sendo utilizada como referência no Brasil e no exterior.

Data: 20 de outubro de 2016 
Horário: 8h30 às 18h 
Local: Auditório da Sede do Serpro, SGAN Quadra 601 Módulo V, Brasília/DF
Com transmissão para os auditórios das regionais do Serpro e onde houver recursos de videoconferência.

Programação


8h30 – Recepção dos Participantes

9h – Mesa de Abertura: A importância do FACIN na Integração pela Governança

   André Cesero
- Diretor de Relacionamento com Clientes do SERPRO, representando Gloria Guimarães – Diretora-Presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO.

   Marcelo Pagotti
- Secretario de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

   Gleisson Cardos Rubin
- Secretario de Gestão Publica do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

10h – Painel 1: A Arquitetura Corporativa como Suporte à Governança e à Interoperabilidade

   Roberto Severo
- Country Director do The Open Group (Brasil), detentor do framework TOGAF® de Arquitetura Corporativa. Certificado em TOGAF, atualmente também é presidente da AEA (Association of Enterprise Architects) Capítulo Brasil. Especializado em Arquitetura Corporativa, desde 2008 faz palestras , trazendo para o dia-a-dia o alinhamento de estratégia com a execução, em eventos internacionais e nacionais de relevância, como Londres, San Francisco e São Paulo. Gerenciou o grupo de tradução do Glossário do TOGAF 9.1, fez a tradução oficial (Van Haren Publishers) do "TOGAF 9.1 - A Pocket Guide", e liderou a equipe de tradução do material de treinamento oficial de TOGAF 9.1 para o português brasileiro. Acredita que Arquitetura Corporativa é fundamentado em pessoas e deve primar pelo tripé: Educação, Comunicação e Cultura para gerar valor e ser bem sucedido." Participou da construção do documento de Referência do Framework Arquitetura Corporativa para Apoio à Governança e Interoperabilidade – FACIN.

   Marcus Vincius da Costa
- É especialista em Organização, Planejamento, Sistemas e Métodos e MBA em Estratégia Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e em Comunicação com o Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Sua trajetória profissional inclui, desde de 1982, diversos cargos estratégicos no Serpro - onde é empregado de carreira - e em outros órgãos da Administração Pública Federal. Atua como Coordenador de Integração e Interoperabilidade na SERPRO, fazendo parte da Coordenação-Geral da Arquitetura e-PING de Interoperabilidade do Governo Brasileiro, e como Coordenador do Segmento Áreas para Integração do Governo Eletrônico, onde conduz a iniciativa de implementação do FACIN. Possui artigos publicados em livros e blogs especializados em gestão, interoperabilidade e serviços eletrônicos de governo.

Confira a apresentação

 

11h – Painel 2: O FACIN e as Visões de “Estratégia”, “Governança, Riscos e Conformidade” e “Sociedade”

   Vanessa Nunes
- Representante do The Open Group, participou do desenvolvimento do Documento Inicial e de quatro dos nove Modelos de Referencia do Framework Arquitetura Corporativa para Apoio à Governança e Interoperabilidade – FACIN. Sócia-diretora da SE7Ti e doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Com experiência de mais de 15 anos na área de Sistemas de Informação, atua principalmente, tanto como consultora quanto como instrutora de treinamentos e palestrante, nos temas: Arquitetura Corporativa, Gestão de Processos (BPM), Transparência Organizacional, Gestão de Conhecimento e Desenvolvimento de Software.

   Carlos Teixeira
- Representante do The Open Group, participou do desenvolvimento do Documento Inicial e do Modelo de Referencia em Sociedade do FACIN - Framework Arquitetura Corporativa para Apoio à Governança e Interoperabilidade. È diretor da Blue Hawk - B&IT Management, formado em Sistemas de Informação e pós em Gestão Pública pela FGV, possui experiência de mais de 20 anos na área de TI, sendo os últimos 15 anos focados em consultoria em Governança e Gestão de TI para grandes organizações de diversos segmentos (Governo, Financeiro, Varejo, Seguros e Manufatura). Também é instrutor em temas de Governança de TI, Segurança de Informação e Arquitetura Corporativa e possui larga experiência como palestrante. Nas áreas de Arquitetura Corporativa possui certificação em TOGAF e ArchiMate, além de especialização em FEA (modelo de Arquitetura Corporativa do Governo Federal Americano).

   Luis Felipe Salin Monteiro
- participou da revisão e consolidação dos Modelos de Referencia em Estratégia e em Sociedade. É Diretor de Modernização do Ministério do Planejamento e tem como desafio implementar a inovação no setor público, acelerando projetos que transformem o acesso, a oferta e a qualidade dos serviços públicos oferecidos pelo governo federal no Brasil. Mestre em Gestão de tecnologia da informação pela Universidade Católica de Brasília e pela Fundação Getúlio Vargas, tem formação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria. Também no Ministério do Planejamento, dirigiu o Departamento de Sistemas de Gestão de Pessoas, onde implantou projetos como o Sigepe Mobile, Painel do Servidor e o Assentamento Funcional Digital. No setor privado passou por empresas como Volvo, Politec e SAP, sempre atuando em projetos de modernização e de tecnologia da informação.

   Izabel Freitas
- Diretora de Governança e Gestão do SERPRO. Graduada em Arquitetura, mestre em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Administração Pública pela FGV e pós-graduada em Controladoria pela USP / Fipecafi. Construiu sua carreira profissional no Banco do Brasil e empresas do conglomerado, sendo os últimos cargos como gerente geral de Operações e Tecnologia na BB Seguros e de gerente executiva na BBTS.

   Gustav Jensen
- Cônsul da Embaixada da Dinamarca em Brasília, é Especialista em TIC e Inovação, com relevante experiência internacional na gestão e captação de recursos para projetos em toda a Europa. Desenvolveu trabalhos em variadas organizações e empresas européias com foco em implementar novas soluções de TI. Examinador e Conferencista na Via University College, docente na Danish school of Public Administration, nos temas eGovernment e digitalização. Foi representante da Dinamarca no âmbito da construção da Plataforma Tecnológica Européia. Atuou no Ministério das Finanças da Dinamarca no desenvolvimento da Estratégia de Governo Eletrônico dinamarquês. Mestre Ciência Politica e Administração pela Universidade de Roskilde, com foco em análise de política, economia, questões éticas e legais do setor público e gestão e mudança.

   Antonio Carvalho e Silva Neto
- Chefe da Assessoria de Projetos e Gestão da Diretoria-Geral da Câmara dos Deputados.Analista Legislativo, é Especialista em Inteligência de Futuro e Bacharel em Ciência Política pela Universidade de Brasília/UnB. Foi Assessor na Subchefia de Assuntos Parlamentares da extinta Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Foi Gerente de Projetos na Strategos Empresa Jr. de Consultoria Política. Fez o Curso de Civilização Francesa da Sorbonne em Paris. Integrou a delegação brasileira para a 3ª Conferência Regional da Organização das Nações Unidas para Jovens da América Latina e do Caribe, realizada na Cidade do México. As áreas de pesquisa estão relacionadas principalmente a: Democracia, Políticas Públicas, Poder Legislativo, Estado e Governo, Integração Regional.

   José Henrique de Oliveira Varanda
- Coordenador do Escritório Corporativo de Governança e Gestão Estratégica do Senado.

Moderador da Mesa:  
   Lamberto Ricarte Serra Junior
- Bacharel em arquivologia pela Universidade de Brasília UnB, especialista em Gestão por Processos pela Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc e especialista em Avaliação da Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP. É assessor técnico da Diretoria-Geral da Câmara dos Deputados, atuando nas áreas de governança, planejamento e gestão estratégica.

Confira a apresentação


12h às 14h – Almoço

14h – Painel 3: As Visões de “Negócios”, “Dados” e “Aplicações” no Desdobramento da Estratégia

   Antonio Plais
- representante do IIBA -Internacional Institute of Business Analysis (Instituto Internacional de Análise de Negócios), participou do desenvolvimento do Modelo de Referencia em Negócios do FACIN - Framework Arquitetura Corporativa para Apoio à Governança e Interoperabilidade. É consultor-proprietário da Centus Consultoria, com foco em gerenciamento de decisões, processos, análise de negócios e arquitetura corporativa; Professor de Análise de Negócios e Arquitetura Corporativa no IETEC-MG; MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e bacharel em Administração de Empresas pela UFMG; certificado TOGAF e ArchiMate; experiência como CIO (Chief Information Officer) em empresas nacionais e internacionais; experiência na formulação de estratégias de negócio, gestão de projetos de gestão de conhecimento, tecnologia de informação, arquitetura de sistemas e desenvolvimento de produtos, análise de organizações, sistemas e processos; palestrante internacional nas áreas de gerenciamento e arquitetura de decisões.

   Vanessa Nunes
- Representante do The Open Group, participou do desenvolvimento do Documento Inicial e de quatro dos nove Modelos de Referencia do Framework Arquitetura Corporativa para Apoio à Governança e Interoperabilidade – FACIN. Sócia-diretora da SE7Ti e doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Com experiência de mais de 15 anos na área de Sistemas de Informação, atua principalmente, tanto como consultora quanto como instrutora de treinamentos e palestrante, nos temas: Arquitetura Corporativa, Gestão de Processos (BPM), Transparência Organizacional, Gestão de Conhecimento e Desenvolvimento de Software.

   Wagner Araújo
- É diretor de Governo Digital da Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, participou da revisão e consolidação dos Modelos de Referencia do FACIN em todas as suas visões. Ocupou também a Diretoria de Governança e Sistemas de Informação da mesma Secretaria. É servidor de carreira do Ministério Público da União, tendo ocupado os cargos de Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério Público Federal e de Chefe de Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do MPDFT. É Mestre em Administração, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação e bacharel em Ciência da Computação, pela Universidade de Brasília.

   André Freire da Silva
- Diretor do Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados, é Analista de Documentação - Arquivologia. Advogado militante nas áreas de direito administrativo e civil. Especialista em Processo Civil pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP e MBA em Governança Legislativa pelo CEFOR da Câmara dos Deputados.  Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal – UDF e Bacharel em Arquivologia pela Universidade de Brasília- UNB. Foi Diretor da Coordenação de Arquivo da Câmara dos Deputados de 2013 a 2015 e Analista de Documentação do Ministério Público Federal na Procuradoria Geral da República – PGR. Atuou como gestor de documentos no Instituto Nacional de Criminalística do Departamento de Polícia Federal (INC/DPF) e como Coordenador de Projetos de Arquivo e Gestão Documental da Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL. É Professor de “Gestão de Documentos” em cursos preparatórios para concursos públicos.

   Luis Takada
- Como representante da ABPMP - Association of Business Process Management Professionals, participou da construção do Modelo de Referência em Negócios do Framework Arquitetura Corporativa para Apoio à Governança e Interoperabilidade – FACIN. È Gerente de Projetos pela empresa EloGroup Desenvolvimento e Consultoria, com Certificação CBPP - Gerenciamento de Processos de Negócio pela ABPMP, Certificação PMP – Gerenciamento de Projetos pelo PMI – Project Management Institute, Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília - UnB e Instrutor de cursos abertos e in-company sobre Gestão por Processos e assuntos relacionados pela EloGroup. Participa em diversos projetos relacionados a gestão por processos em empresas como: Banco Central do Brasil, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, Confederação Nacional da Industria – CNI, Federação da Indústria do Estado do Rio de Janeiro - FIRJAN, Ministério da Educação – MEC, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – PREVI,Associação de Poupança e Empréstimo do Exército Brasileiro – POUPEX, Fundação dos Economiários Federais - FUNCEF, Superior Tribunal Federal - STF, Tribunal Regional do Trabalho da 23a Região, Tribunal Regional do Trabalho da 18a Região, Departamento de Polícia Federal – DPF, dentre outras.

   Hugo Giallanza
- representante do mercado (Startups), participou dos debates iniciais que culminaram com o desenvolvimento do FACIN. É CEO do Portal ARP, um portal de transparência pública com mais de 4000 órgãos públicos. Empreendedor desde os 19 anos, se formou em Administração de Empresas e adquiriu experiência em promoção de marcas e produtos, gerência de projetos e leis de incentivo (Cultural e Esportivas). Trabalhou com tecnologia da informação na DELL e na IBM, atendendo clientes do governo Federal, Estadual e Municipal, onde adquiriu experiência nas legislações e em licitações. Em 2014 foi considerado um dos 10 empreendedores que mais contribuíram para ecossistema de startup brasileiro. Atualmente segue como Presidente da ASTEPS (Associação de Startups e Empreendedores Digitais).

Moderador da Mesa:  
   Diego Hulse
- É Auditor Federal de Controle Externo na área de Governança de TI, representando a Secretária de Gestão de Fiscalização de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas da União - TCU. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialização em Gestão Empresarial pela mesma Universidade. Atuou por mais de 15 anos no mercado de TI como Executivo em empresas privadas de tecnologia e por dois anos como Arquiteto Corporativo do time de Advisory Consulting da HP Brasil.

Confira a apresentação


15h – Painel 4: “Infraestrutura”, “Segurança”, “Programas e Projetos”, como uma parte da “caixa de ferramentas” do FACIN

   Alexandre Coutinho
- Formado em Tecnologia em Processamento de Dados e pós-graduado em Segurança da Informação e Governança de TI. Nos últimos 5 anos tem ampliado seus conhecimentos no segmento de Arquitetura Corporativa de forma a aplicá-los na Governança de TI, na Governança Corporativa e na Gestão Estratégica, com foco em organizações públicas. Membro do Segmento Áreas de Integração para o Governo Eletrônico da ePing é um dos coordenadores do Grupo de Trabalho de Governança Corporativa. Analista da Coordenação de Integração e Interoperabilidade do SERPRO, participou dos debates iniciais sobre Governança e do desenvolvimento e consolidação do Documento Inicial e dos Modelos de Referencia do Framework Arquitetura Corporativa para Apoio à Governança e Interoperabilidade – FACIN.

   Vanessa Nunes
- Representante do The Open Group, participou do desenvolvimento do Documento Inicial e de quatro dos nove Modelos de Referencia do Framework Arquitetura Corporativa para Apoio à Governança e Interoperabilidade – FACIN. Sócia-diretora da SE7Ti e doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Com experiência de mais de 15 anos na área de Sistemas de Informação, atua principalmente, tanto como consultora quanto como instrutora de treinamentos e palestrante, nos temas: Arquitetura Corporativa, Gestão de Processos (BPM), Transparência Organizacional, Gestão de Conhecimento e Desenvolvimento de Software.

   Rosana Cristina Vieira de Souza
- Superintendente Estadual de Assuntos Estratégicos do Estado de Rondônia, é servidora do Tribunal de Justiça de Rondônia, Contadora pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Especialista em Gestão Pública pela Fundação Rio Mar; Especialista em Gerenciamento de Projetos e Controle de Processos pela Fundação Getúlio Vargas, Especialista em Orçamento Público pela Fundação Getúlio Vargas.

   Jorilson da Silva Rodrigues Jr
- Coordenador do Segmento de Segurança da Arquitetura ePING de Interoperabilidade para o Governo Eletrônico. Bacharel em Direito. Pós-graduado em Gestão de Políticas de Segurança Pública. Mestrando em segurança da informação. Tecnólogo em processamento de dados. Perito Criminal Federal - Classe Especial – Área Informática. Co-fundador e Ex-Chefe do Setor de Perícia em Informática do Depto de Polícia Federal -DPF. Coordenador-Geral de Tecnologia da Informação do Ministério da Justiça. Chefe de delegação brasileira em viagem a Inglaterra e Escócia, França, EUA, Israel na área de governo eletrônico. Coordenador do Grupo de Trabalho de Informática e Comunicação do Mercosul no âmbito da Reunião de Ministros de Justiça e Interior. Palestrante em eventos nacionais e internacionais, com livros e artigos publicados.

   Prof. Dr. João Souza Neto
- Doutor em Engenharia Elétrica pela UNB e representante do Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP), participou dos debates iniciais sobre governança, do desenvolvimento do Documento Inicial e da Revisão dos Modelos de Referencia do Framework Arquitetura Corporativa para Apoio à Governança e Interoperabilidade – FACIN. Mestre em Engenharia Eletrônica pelo Philips International Institute da Holanda. É Professor do Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília. É Diretor e membro fundador do Capítulo Brasília da ISACA. É gerente de Projeto do IBGP. Trabalhou com a implementação de Gestão de Riscos na Previdência Social; Gestão da Informação Corporativa na Previdência Social; implementação da Lei de Acesso à Informação, entre outros importantes projetos. Participou da construção do documento de Referência do Framework Arquitetura Corporativa para Apoio à Governança e Interoperabilidade – FACIN.

   Gisele Villas Boas
- Representante da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) Mais de vinte anos de experiência em Tecnologia da Informação, desde 2003 ativamente envolvida em projetos de implementação de melhoria de processos, avaliação da conformidade e auditorias em áreas relacionadas a estes temas. Ampla experiência no processo de normalização e em mecanismos e modelos de qualidade relacionados, os quais proporcionaram a oportunidade de trabalhar com iniciativas de certificação e regulamentação e o seu uso para aumentar a competividade da indústria, principalmente no âmbito de projetos da América Latina e Caribe. Por oito anos coordenou a área de Normalização, Qualidade e Engenharia de Software na RIOSOFT - Agência de Apoio à Exportação e Produção de Software no Rio de Janeiro -, conduzindo programas para a melhoria das PME. Atualmente, coordena a unidade de Negócios e Serviços - UNS “Qualidade e Competitividade” da RELAIS International, com sede em Montevidéu (Uruguai) e subsidiária nos EUA. Membro da ISO/IEC JTC1/SC7, na ABNT, coordena o espelho desta comissão no Brasil, atuando como chefe da delegação brasileira nas suas Reuniões Plenária, além de ter sido indicada como membro do JTC1/SC7 BPG – Business Planning Group, sendo a primeira participação de um membro da América Latina e Caribe. Ao longo dos últimos anos tem imbuído esforços em integrar os conhecimentos de TI em iniciativas de inovação e desenvolvimento sustentável nas quais tem estado envolvida. Atualmente, é também membro do ISO/PC 277 – Sustainable procurement, tendo sido indicada com especialista na delegação brasileira.

   Juliana Ribeiro de Alencar
- representante do mercado. Coordenadora da Rodada de Negócios da BPW (uma associação internacional voltada para mulheres de Negócio), Diretora de Relacionamento da ACDF e Vice-presidente da cooperativa de cultura empresarial do DF . Também é ativista do setor de tecnologia há mais de 10 anos. Atua também em liderança de equipes e vendas para clientes como: Funasa, BrasilTelecom, Poliedro Informática, Conselho de Justiça Federal, Conselho Federal de Psicologia, Associação Brasileira de Saneamento Básico, Superior Tribunal de Justiça, Ministério das Cidades, Universidade de Brasília, Universidade Candido Mendes etc. Atualmente é coordenadora do portal Bizmeet.

Moderador da Mesa:  
   Claudia Cappelli
- Professora Adjunta III e membro do Programa de Pós¬graduação em Informática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora com bolsa de produtividade DT do CNPq. Doutora em Ciências ¬ Informática pela PUC¬Rio (2009). Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduada em Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985). Coordenadora da área de desenvolvimento de sistemas da Souza Cruz por 10 anos. Gerente da Área de Arquitetura Corporativa e Planejamento de Tecnologia do Citibank e da Telemar por 8 anos. Coordena o NP2Tec (Núcleo de Pesquisa e Prática de Tecnologia) e o CiberDem (Núcleo de Pesquisa em CiberDemocracia) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Secretária Regional da SBC no Rio de Janeiro. Representante Institucional da SBC na UNIRIO. Integrante da Comissão Especial de Sistemas de Informação da SBC. Atua na área de Sistemas de Informação, principalmente nos seguintes temas: Gestão de Processos de Negócio, Arquitetura Corporativa, Governo Eletrônico e Transparência Organizacional. Participou da construção dos Modelos de Referencia do Framework Arquitetura Corporativa para Apoio à Governança e Interoperabilidade – FACIN.

Confira a apresentação


16h às 16h30 – Networking Meeting

16h30 – Painel 5: Contexto Global: Os resultados alcançados com a implementação da Arquitetura Corporativa, o Uso Intensivo de Padrões para a Interoperabilidade e o FACIN

   Jim Hietala
- É Vice-Presidente do The Open Group, onde gerencia os programas de segurança, de gestão de riscos e as atividades de normalização. Detém diversas certificações de segurança e de risco, incluindo CISSP, GSEC e Open FAIR Foundation. Gerencia ainda a equipe de desenvolvimento de negócios e atividades para a organização. Jim é um palestrante frequente em conferências e foi também autor de cursos sobre gestão de riscos de TI. Anteriormente, participou do programa SANS Analyst / Expert , tendo escrito vários artigos de pesquisa e participado em vários webcasts para SANS . Publicou ainda numerosos artigos sobre segurança da informação, gestão de riscos e tópicos de compliance em publicações, incluindo The ISSA Journal, Bank Accounting & Finance, Risk Factor, SC Magazine, entre outros. Um veterano de segurança e risco, ocupou cargos de liderança em empresas de segurança , sendo um dos primeiros líderes no espaço de TI – GRC na ControlPath . Possui um B.S. em Marketing pela Southern Illinois University.

Confira a apresentação


17h10 – Encerramento

   Marcus Vinicius da Costa
- É especialista em Organização, Planejamento, Sistemas e Métodos e MBA em Estratégia Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e em Comunicação com o Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Sua trajetória profissional inclui, desde de 1982, diversos cargos estratégicos no Serpro - onde é empregado de carreira - e em outros órgãos da Administração Pública Federal. Atua como Coordenador de Integração e Interoperabilidade na SERPRO, fazendo parte da Coordenação-Geral da Arquitetura e-PING de Interoperabilidade do Governo Brasileiro, e como Coordenador do Segmento Áreas para Integração do Governo Eletrônico, onde conduz a iniciativa de implementação do FACIN. Possui artigos publicados em livros e blogs especializados em gestão, interoperabilidade e serviços eletrônicos de governo.


   Iran Porto
- Diretor de Operações do SERPRO. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Brasília, possui pós-graduação em projetos pela Fundação Getúlio Vargas e certificação PMP pelo PMI. Ingressou no Serpro em 1997, na área de desenvolvimento do Sistema de Administração de Pessoal do Governo Federal (Siape) e, no período de 1998 a 2003, chefiou a equipe de desenvolvimento deste sistema. Em 2004, passou a coordenar o projeto de implantação da metodologia corporativa de gestão de projetos. De 2005 até março de 2008, atuou como Coordenador do Escritório Estratégico de Projetos do Serpro e como professor da disciplina de Gestão de Projetos da Escola de Administração Fazendária (Esaf), nas turmas de desenvolvimento gerencial da Secretaria do Tesouro Nacional. Em 2008, assumiu a Superintendência de Relacionamento com Clientes - Planejamento, Orçamento e Gestão (Sunmp) do Serpro.

 Confira a apresentação