Oficina FACIN-ABEP

Data: 13 de junho a 25 de julho de 2017
Local: Auditório da Sede do Serpro, SGAN Quadra 601 Módulo V, Brasília/DF
Com transmissão para os auditórios das regionais do Serpro e onde houver recursos de videoconferência.

Entre junho e julho de 2017 acontece a Oficina FACIN – ABEP, momento em que o Framework de Arquitetura Corporativa para a Interoperabilidade em Apoio à Governança é colocado em prática pelas empresas estaduais associadas à Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Desde novembro de 2015 o FACIN vem sendo desenvolvido pelo Governo Brasileiro, com envolvimento de representantes do governo em seus 3 poderes e esferas, da sociedade civil, da academia e das entidades disciplinadoras de padrões, entre elas o The Open Group, responsável mundial pela evolução do padrão TOGAF de Arquitetura Corporativa, a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, Instituto Brasileiro de Governança Pública – IBGP, Data Management Association – DAMA Brasil, Association Business Process Management Professionals – ABPMP, entre outros.

Tal envolvimento permitiu ao Framework de Arquitetura Corporativa para a Interoperabilidade em Apoio à Governança atender a um amplo conjunto de necessidades destas entidades, com foco na interoperabilidade e governança. Com isto o FACIN foi integrado a ePING, em 2017, como padrão de arquitetura corporativa para o governo.

Desde sua implementação, no ano de 2005, a ePING cumpre seu papel junto ao Governo Eletrônico definindo “um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no governo federal, estabelecendo as condições de interação com os demais Poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral”.

Em seu documento de referência a ePING define “os padrões em que deseja interoperar com as entidades fora do Poder Executivo brasileiro”, ressaltando que adesão ocorre de forma voluntária, exceto para os órgãos do governo federal – Poder Executivo brasileiro, onde “a adoção dos padrões e políticas contidos na ePING é obrigatória”.

Alinhado aos principais pilares da administração pública, como a Política de Governança Digital e o Programa Nacional de Gestão Publica e Desburocratização , a iniciativa de desenvolvimento do FACIN faz parte de um debate ainda maior, onde especialistas em governo, políticas públicas e interoperabilidade estão direcionando sua atenção para a questão da governança que, principalmente com o advento da Lei de Acesso a Informação (LAI) e a Abertura de Dados (Open Data), requer dados íntegros, de propriedade (re)conhecida, para garantir informações de qualidade, que viabilizem não só a transparência, mas também a implementação de políticas ainda mais eficientes e serviços eletrônicos efetivos à sociedade.

Esse cenário evidencia a importância de se contar com o alinhamento entre os serviços prestados pela administração pública, os sistemas e soluções de TI que os suportam, a infraestrutura requerida e as necessidades e demandas impostas pela sociedade (cidadãos, organizações e empresas e o próprio governo), na busca pela melhoria da qualidade dos serviços públicos.

E é aqui que a ABEP se insere, ao participar como ator principal da Oficina ABEP-FACIN. Como um connection link entre as esferas federal e municipal de governo, as empresas estaduais de TIC pretendem implementar a governança como forma de desenvolver soluções interoperáveis e com alto grau de reuso, custo mais justo e melhor usabilidade pelo governo, pelos cidadãos, pelas empresas e organizações.

Como elemento de um conjunto mais amplo, o FACIN permite aos executivos de governo, gestores e equipes definir objetivos de negócios, desenvolver estratégias e planos para atingir esses objetivos, tomar decisões, implementar iniciativas e avaliar o desempenho de suas organizações: a Governança.

Para promover adequadamente a melhoria na prestação dos serviços públicos para o cidadão é preciso conhecer as demandas da sociedade, os dados de negócios das Organizações e os serviços pelos quais são responsáveis, de forma a criar a visão de Governo Integrado, acompanhando as ações integradoras que estão sendo realizadas por seus gestores. A Governança pode apoiar esses desafios à medida que, e m sua essência, tem como principal objetivo garantir a confiabilidade das organizações, criando um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos como de monitoramento, a fim de assegurar uma gestão alinhada e eficiente.

A Oficina acontece no auditório da sede do Serpro, na SGAN 601, módulo V, Asa Norte, em Brasília, com participação das entidades estaduais de TIC por meio das salas de videoconferência instaladas em suas regionais.


13 de junho de 2017


9h - Recepção dos Participantes e Networking Meeting

9h20 – Mesa de Abertura: A importância do FACIN na Integração pela Governança

   Glória Guimarães
- Diretora-Presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO

   Marcelo Pagotti
- Secretario de Tecnologia da Informação e Comunicação - SETIC do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

   Samuel Pereira Araújo
- Presidente ABEP

   Romero Wanderley Guimarães
- Vice-Presidente de Tecnologia ABEP

   Márcio da Silva Lira
- Presidente co Conselho de Associadas ABEP

   Márcio Rodrigo Braz
- Secretário da Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação - SEFIT, do Tribunal de Contas da União.

   Roberto Severo
- Country Director do The Open Group (Brasil)

10h20 - Painel 01: A Arquitetura Corporativa como Suporte a Governança e a Interoperabilidade

   Roberto Severo
- Country Director do The Open Group (Brasil), detentor do framework TOGAF® de Arquitetura Corporativa. Certificado em TOGAF, atualmente também é presidente da AEA (Association of Enterprise Architects) Capítulo Brasil. Especializado em Arquitetura Corporativa, desde 2008 faz palestras , trazendo para o dia-a-dia o alinhamento de estratégia com a execução, em eventos internacionais e nacionais de relevância, como Londres, San Francisco e São Paulo. Gerenciou o grupo de tradução do Glossário do TOGAF 9.1, fez a tradução oficial (Van Haren Publishers) do "TOGAF 9.1 - A Pocket Guide", e liderou a equipe de tradução do material de treinamento oficial de TOGAF 9.1 para o português brasileiro. Acredita que Arquitetura Corporativa é fundamentado em pessoas e deve primar pelo tripé: Educação, Comunicação e Cultura para gerar valor e ser bem sucedido." Participou da construção do documento de Referência do Framework Arquitetura Corporativa para Apoio à Governança e Interoperabilidade – FACIN.

Confira a apresentação


   Marcus Vincius da Costa
- É especialista em Organização, Planejamento, Sistemas e Métodos e MBA em Estratégia Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e em Comunicação com o Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Sua trajetória profissional inclui, desde de 1982, diversos cargos estratégicos no Serpro - onde é empregado de carreira - e em outros órgãos da Administração Pública Federal. Atua como Coordenador de Integração e Interoperabilidade na SERPRO, fazendo parte da Coordenação-Geral da Arquitetura e-PING de Interoperabilidade do Governo Brasileiro, e como Coordenador do Segmento Áreas para Integração do Governo Eletrônico, onde conduz a iniciativa de implementação do FACIN. Possui artigos publicados em livros e blogs especializados em gestão, interoperabilidade e serviços eletrônicos de governo.

Confira a apresentação



11h20 - Painel 02: A dinâmica da Oficina FACIN-ABEP

   Vanessa Nunes
- Representante do The Open Group, participou do desenvolvimento do Documento Inicial e de quatro dos nove Modelos de Referencia do Framework Arquitetura Corporativa para Apoio à Governança e Interoperabilidade – FACIN. Sócia-diretora da SE7Ti e doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Com experiência de mais de 15 anos na área de Sistemas de Informação, atua principalmente, tanto como consultora quanto como instrutora de treinamentos e palestrante, nos temas: Arquitetura Corporativa, Gestão de Processos (BPM), Transparência Organizacional, Gestão de Conhecimento e Desenvolvimento de Software.

   Claudia Cappelli
- Professora Adjunta III e membro do Programa de Pós¬graduação em Informática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora com bolsa de produtividade DT do CNPq. Doutora em Ciências ¬ Informática pela PUC¬Rio (2009). Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduada em Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985). Coordenadora da área de desenvolvimento de sistemas da Souza Cruz por 10 anos. Gerente da Área de Arquitetura Corporativa e Planejamento de Tecnologia do Citibank e da Telemar por 8 anos. Coordena o NP2Tec (Núcleo de Pesquisa e Prática de Tecnologia) e o CiberDem (Núcleo de Pesquisa em CiberDemocracia) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Secretária Regional da SBC no Rio de Janeiro. Representante Institucional da SBC na UNIRIO. Integrante da Comissão Especial de Sistemas de Informação da SBC. Atua na área de Sistemas de Informação, principalmente nos seguintes temas: Gestão de Processos de Negócio, Arquitetura Corporativa, Governo Eletrônico e Transparência Organizacional. Participou da construção dos Modelos de Referencia do Framework Arquitetura Corporativa para Apoio à Governança e Interoperabilidade – FACIN.

12h - Almoço

14h - Dinâmica: Conhecendo os Participantes

   Ângela Maria Ferreira Torres
- Coach Ontológico certificada em 2008 pelo Instituto Newfield do Chile. Faz parte da rede de coaches certificados que atuam em Brasília, através de atendimentos individuais, desenvolvimento de equipes, e aprendizagem transformacional. É formada em Psicologia pela UFBa, com especialização em Recursos Humanos , MBA em RH pela FGV/BSB. Sua trajetória profissional envolve experiências nas áreas de Desenvolvimento de Recursos Humanos, processos de Mudança Organizacional, Gerenciamento de Projetos e Planejamento Estratégico.

15h - Painel 03: Entendimento do Problema e Identificação do Cenário Pretendido

   Vanessa Nunes
- Representante do The Open Group, participou do desenvolvimento do Documento Inicial e de quatro dos nove Modelos de Referencia do Framework Arquitetura Corporativa para Apoio à Governança e Interoperabilidade – FACIN. Sócia-diretora da SE7Ti e doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Com experiência de mais de 15 anos na área de Sistemas de Informação, atua principalmente, tanto como consultora quanto como instrutora de treinamentos e palestrante, nos temas: Arquitetura Corporativa, Gestão de Processos (BPM), Transparência Organizacional, Gestão de Conhecimento e Desenvolvimento de Software.

   Claudia Cappelli
- Professora Adjunta III e membro do Programa de Pós¬graduação em Informática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora com bolsa de produtividade DT do CNPq. Doutora em Ciências ¬ Informática pela PUC¬Rio (2009). Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduada em Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985). Coordenadora da área de desenvolvimento de sistemas da Souza Cruz por 10 anos. Gerente da Área de Arquitetura Corporativa e Planejamento de Tecnologia do Citibank e da Telemar por 8 anos. Coordena o NP2Tec (Núcleo de Pesquisa e Prática de Tecnologia) e o CiberDem (Núcleo de Pesquisa em CiberDemocracia) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Secretária Regional da SBC no Rio de Janeiro. Representante Institucional da SBC na UNIRIO. Integrante da Comissão Especial de Sistemas de Informação da SBC. Atua na área de Sistemas de Informação, principalmente nos seguintes temas: Gestão de Processos de Negócio, Arquitetura Corporativa, Governo Eletrônico e Transparência Organizacional. Participou da construção dos Modelos de Referencia do Framework Arquitetura Corporativa para Apoio à Governança e Interoperabilidade – FACIN.

03 de julho de 2017


15h - Painel 04: Validação do Problema e do Material Levantado

   Vanessa Nunes
- Representante do The Open Group, participou do desenvolvimento do Documento Inicial e de quatro dos nove Modelos de Referencia do Framework Arquitetura Corporativa para Apoio à Governança e Interoperabilidade – FACIN. Sócia-diretora da SE7Ti e doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Com experiência de mais de 15 anos na área de Sistemas de Informação, atua principalmente, tanto como consultora quanto como instrutora de treinamentos e palestrante, nos temas: Arquitetura Corporativa, Gestão de Processos (BPM), Transparência Organizacional, Gestão de Conhecimento e Desenvolvimento de Software.

04 de julho de 2017


15h - Modelagem do Cenário

   Antônio Plais
- representante do IIBA -Internacional Institute of Business Analysis (Instituto Internacional de Análise de Negócios), participou do desenvolvimento do Modelo de Referencia em Negócios do FACIN - Framework Arquitetura Corporativa para Apoio à Governança e Interoperabilidade. É consultor-proprietário da Centus Consultoria, com foco em gerenciamento de decisões, processos, análise de negócios e arquitetura corporativa; Professor de Análise de Negócios e Arquitetura Corporativa no IETEC-MG; MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e bacharel em Administração de Empresas pela UFMG; certificado TOGAF e ArchiMate; experiência como CIO (Chief Information Officer) em empresas nacionais e internacionais; experiência na formulação de estratégias de negócio, gestão de projetos de gestão de conhecimento, tecnologia de informação, arquitetura de sistemas e desenvolvimento de produtos, análise de organizações, sistemas e processos; palestrante internacional nas áreas de gerenciamento e arquitetura de decisões.

05 de julho de 2017


15h - Modelagem do Cenário

   Antônio Plais
- representante do IIBA -Internacional Institute of Business Analysis (Instituto Internacional de Análise de Negócios), participou do desenvolvimento do Modelo de Referencia em Negócios do FACIN - Framework Arquitetura Corporativa para Apoio à Governança e Interoperabilidade. É consultor-proprietário da Centus Consultoria, com foco em gerenciamento de decisões, processos, análise de negócios e arquitetura corporativa; Professor de Análise de Negócios e Arquitetura Corporativa no IETEC-MG; MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e bacharel em Administração de Empresas pela UFMG; certificado TOGAF e ArchiMate; experiência como CIO (Chief Information Officer) em empresas nacionais e internacionais; experiência na formulação de estratégias de negócio, gestão de projetos de gestão de conhecimento, tecnologia de informação, arquitetura de sistemas e desenvolvimento de produtos, análise de organizações, sistemas e processos; palestrante internacional nas áreas de gerenciamento e arquitetura de decisões.

06 de julho de 2017


15h - Modelagem do Cenário

   Antônio Plais
- representante do IIBA -Internacional Institute of Business Analysis (Instituto Internacional de Análise de Negócios), participou do desenvolvimento do Modelo de Referencia em Negócios do FACIN - Framework Arquitetura Corporativa para Apoio à Governança e Interoperabilidade. É consultor-proprietário da Centus Consultoria, com foco em gerenciamento de decisões, processos, análise de negócios e arquitetura corporativa; Professor de Análise de Negócios e Arquitetura Corporativa no IETEC-MG; MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e bacharel em Administração de Empresas pela UFMG; certificado TOGAF e ArchiMate; experiência como CIO (Chief Information Officer) em empresas nacionais e internacionais; experiência na formulação de estratégias de negócio, gestão de projetos de gestão de conhecimento, tecnologia de informação, arquitetura de sistemas e desenvolvimento de produtos, análise de organizações, sistemas e processos; palestrante internacional nas áreas de gerenciamento e arquitetura de decisões.

11 de julho de 2017


15h - Modelagem do Cenário

   Antônio Plais
- representante do IIBA -Internacional Institute of Business Analysis (Instituto Internacional de Análise de Negócios), participou do desenvolvimento do Modelo de Referencia em Negócios do FACIN - Framework Arquitetura Corporativa para Apoio à Governança e Interoperabilidade. É consultor-proprietário da Centus Consultoria, com foco em gerenciamento de decisões, processos, análise de negócios e arquitetura corporativa; Professor de Análise de Negócios e Arquitetura Corporativa no IETEC-MG; MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e bacharel em Administração de Empresas pela UFMG; certificado TOGAF e ArchiMate; experiência como CIO (Chief Information Officer) em empresas nacionais e internacionais; experiência na formulação de estratégias de negócio, gestão de projetos de gestão de conhecimento, tecnologia de informação, arquitetura de sistemas e desenvolvimento de produtos, análise de organizações, sistemas e processos; palestrante internacional nas áreas de gerenciamento e arquitetura de decisões.

12 de julho de 2017


15h - Modelagem do Cenário

   Antônio Plais
- representante do IIBA -Internacional Institute of Business Analysis (Instituto Internacional de Análise de Negócios), participou do desenvolvimento do Modelo de Referencia em Negócios do FACIN - Framework Arquitetura Corporativa para Apoio à Governança e Interoperabilidade. É consultor-proprietário da Centus Consultoria, com foco em gerenciamento de decisões, processos, análise de negócios e arquitetura corporativa; Professor de Análise de Negócios e Arquitetura Corporativa no IETEC-MG; MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e bacharel em Administração de Empresas pela UFMG; certificado TOGAF e ArchiMate; experiência como CIO (Chief Information Officer) em empresas nacionais e internacionais; experiência na formulação de estratégias de negócio, gestão de projetos de gestão de conhecimento, tecnologia de informação, arquitetura de sistemas e desenvolvimento de produtos, análise de organizações, sistemas e processos; palestrante internacional nas áreas de gerenciamento e arquitetura de decisões.

13 de julho de 2017


15h - Modelagem do Cenário

   Antônio Plais
- representante do IIBA -Internacional Institute of Business Analysis (Instituto Internacional de Análise de Negócios), participou do desenvolvimento do Modelo de Referencia em Negócios do FACIN - Framework Arquitetura Corporativa para Apoio à Governança e Interoperabilidade. É consultor-proprietário da Centus Consultoria, com foco em gerenciamento de decisões, processos, análise de negócios e arquitetura corporativa; Professor de Análise de Negócios e Arquitetura Corporativa no IETEC-MG; MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e bacharel em Administração de Empresas pela UFMG; certificado TOGAF e ArchiMate; experiência como CIO (Chief Information Officer) em empresas nacionais e internacionais; experiência na formulação de estratégias de negócio, gestão de projetos de gestão de conhecimento, tecnologia de informação, arquitetura de sistemas e desenvolvimento de produtos, análise de organizações, sistemas e processos; palestrante internacional nas áreas de gerenciamento e arquitetura de decisões.

17 de julho de 2017


15h - Painel 05: Apresentação do Cenário Modelado

   Claudia Cappelli
- Professora Adjunta III e membro do Programa de Pós¬graduação em Informática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora com bolsa de produtividade DT do CNPq. Doutora em Ciências ¬ Informática pela PUC¬Rio (2009). Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduada em Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985). Coordenadora da área de desenvolvimento de sistemas da Souza Cruz por 10 anos. Gerente da Área de Arquitetura Corporativa e Planejamento de Tecnologia do Citibank e da Telemar por 8 anos. Coordena o NP2Tec (Núcleo de Pesquisa e Prática de Tecnologia) e o CiberDem (Núcleo de Pesquisa em CiberDemocracia) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Secretária Regional da SBC no Rio de Janeiro. Representante Institucional da SBC na UNIRIO. Integrante da Comissão Especial de Sistemas de Informação da SBC. Atua na área de Sistemas de Informação, principalmente nos seguintes temas: Gestão de Processos de Negócio, Arquitetura Corporativa, Governo Eletrônico e Transparência Organizacional. Participou da construção dos Modelos de Referencia do Framework Arquitetura Corporativa para Apoio à Governança e Interoperabilidade – FACIN.
   Antônio Plais
- representante do IIBA -Internacional Institute of Business Analysis (Instituto Internacional de Análise de Negócios), participou do desenvolvimento do Modelo de Referencia em Negócios do FACIN - Framework Arquitetura Corporativa para Apoio à Governança e Interoperabilidade. É consultor-proprietário da Centus Consultoria, com foco em gerenciamento de decisões, processos, análise de negócios e arquitetura corporativa; Professor de Análise de Negócios e Arquitetura Corporativa no IETEC-MG; MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e bacharel em Administração de Empresas pela UFMG; certificado TOGAF e ArchiMate; experiência como CIO (Chief Information Officer) em empresas nacionais e internacionais; experiência na formulação de estratégias de negócio, gestão de projetos de gestão de conhecimento, tecnologia de informação, arquitetura de sistemas e desenvolvimento de produtos, análise de organizações, sistemas e processos; palestrante internacional nas áreas de gerenciamento e arquitetura de decisões.
   Alexandre Coutinho
- Analista da Coordenação de Integração e Interoperabilidade do SERPRO, é formado em Tecnologia em Processamento de Dados e pós-graduado em Segurança da Informação e Governança de TI. Nos últimos 5 anos tem ampliado seus conhecimentos no segmento de Arquitetura Corporativa de forma a aplicá-los na Governança de TI, na Governança Corporativa e na Gestão Estratégica, com foco em organizações públicas. Membro do Segmento Áreas de Integração para o Governo Eletrônico da ePing é um dos coordenadores do Grupo de Trabalho de Governança Corporativa.

25 de julho de 2017


14h30 - Painel 06: Apresentação e Validação do Documento de Realização do Cenário

   Alexandre Coutinho
- Analista da Coordenação de Integração e Interoperabilidade do SERPRO, é formado em Tecnologia em Processamento de Dados e pós-graduado em Segurança da Informação e Governança de TI. Nos últimos 5 anos tem ampliado seus conhecimentos no segmento de Arquitetura Corporativa de forma a aplicá-los na Governança de TI, na Governança Corporativa e na Gestão Estratégica, com foco em organizações públicas. Membro do Segmento Áreas de Integração para o Governo Eletrônico da ePing é um dos coordenadores do Grupo de Trabalho de Governança Corporativa.

Confira a apresentação


16h – Encerramento

   Representantes das Organizações Disciplinadoras de Padrões

   Samuel Pereira Araújo
- Presidente ABEP

   Romero Wanderley Guimarães
- Vice-Presidente de Tecnologia ABEP

   Márcio da Silva Lira
- Presidente co Conselho de Associadas ABEP

   Márcio Rodrigo Braz
- Secretário da Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação - SEFIT, do Tribunal de Contas da União.

   Marcus Vinicius da Costa
- Coordenador de Integração e Interoperabilidade na SERPRO e Coordenador do Segmento Áreas para Integração do Governo Eletrônico, onde conduz a iniciativa de implementação do FACIN (Brasil)


Veja aqui o Relatório Final da Oficina FACIN-ABEP

Veja aqui o registro fotográfico do encerramento da Oficina FACIN-ABEP