Você está aqui: Página Inicial > Transformação Digital > Ferramentas > Acesso Único

Acesso único

Para reduzir a duplicidade e a inconsistência das informações de cadastro, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação e em parceria com o Serpro, desenvolveu uma ferramenta de autenticação para integrar os dados de cadastro dispersos na administração pública federal.

 

Integração com serviços públicos digitais

A ferramenta de autenticação apresenta o conceito de Single Sign On na arquitetura – um ponto único de autenticação, que permite ao usuário entrar na ferramenta e acessar diversos serviços ou sistemas integrados. Para permitir isto de forma explicita, a ferramenta reúne. Essa funcionalidade lista todos os serviços ou sistemas integrados autorizados uma vez pelo cidadão.

A integração com os serviços é iniciada com um pedido do órgão. Após a solicitação, o serviço público digital deve ser cadastrado no serviços.gov.br. Esse cadastro é necessário para viabilizar todo o processo de integração, pois somente desta maneira serão geradas e enviadas as chaves de autenticação do serviço.

 

Formulário de cadastro de serviços na ferramenta

Acesso direto ao documento técnico de integração