Você está aqui: Página Inicial > Transformação Digital > Ferramentas > Integração

Integração

Não existe governo digital sem integração. Se os dados de governo não trafegarem entre os órgãos, terá o cidadão que correr de porta em porta para obter certidões, documentos e autenticações. A plataforma de interoperabilidade ConectaGov reúne diversas soluções de tecnologia desenvolvidas para a administração pública federal, que permitem conexão e troca de informações em tempo real entre diferentes sistemas de diferentes órgãos.

Compartilhamento de dados

Atualmente, a prestação de serviços exige que o cidadão apresente uma ampla documentação com dados já existentes nas bases do governo federal. Todo o custo logístico, além da dificuldade e o tempo gasto para obter alguns documentos, fica a cargo do cidadão.

Nesse contexto, é imprescindível aos órgãos da administração pública federal saber como contribuir para acelerar o acesso do cidadão aos serviços, por meio da integração de suas bases de dados.

Uma infraestrutura compartilhada permite a troca de dados em tempo real, possibilitando a integração entre sistemas, aplicações e cadastros de diferentes órgãos de governo. No futuro, será possível fazer a integração com as bases de dados de outros poderes e esferas, também.

ConectaGov

Plataforma de integração e catálogo de API, que permitem conexão e troca de informações entre diferentes aplicações pela internet

 

O ConectaGov possibilita o desenvolvimento de API para atender a necessidade da administração pública federal e promover a atuação integrada e sistêmica na prestação de serviços públicos aos cidadãos brasileiros.

 

A Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, definiu que os cidadãos brasileiros não precisam mais apresentar a órgãos públicos documentos, atestados ou certidões que já estejam de posse da administração pública federal. São os órgãos que devem integrar as bases de dados e compartilhar essas informações. Esse compartilhamento pode ser feito de forma automatizada, sem intervenção humana, por meio de uma API.

 

API – do inglês Application Programming Interface –, de maneira resumida, é uma forma padronizada de conexão e troca de informações entre diferentes sistemas de diferentes órgãos.

 

Entre as API desenvolvidas por meio da plataforma de integração ConectaGov, está a que efetua a consulta aos dados do Tribunal Superior Eleitoral e do Ministério da Defesa, utilizada pelo Departamento de Polícia Federal. Com essa integração, os cidadãos não precisam mais apresentar documentação para comprovar a quitação eleitoral ou o cumprimento do serviço militar para solicitar a emissão de passaporte.

Outras API já estão disponíveis e em uso, como a API do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) –  que fornece dados de carteiras de motorista, placas de veículos, indicação de roubo ou furto –, em utilização pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

 

Colabore

 

​Tem alguma ideia de integração de sistemas que pode simplificar a prestação de serviços públicos aos cidadãos brasileiros? Entre em contato com a equipe da plataforma: contato.conectagov@planejamento.gov.br ou pelo telefone 61 2020-2405.