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Metodologia de Gerenciamento de Projetos

Conjunto de boas práticas em gerenciamento de projetos para os órgãos da administração pública

A MGP tem como objetivo auxiliar os órgãos do Sisp no gerenciamento de seus projetos. O nível de utilização da metodologia nos órgãos vai depender de alguns fatores, como: realidade, cultura e maturidade em gerenciamento de projetos, estrutura organizacional, tamanho dos projetos etc. Portanto os processos e procedimentos descritos na MGP devem ser adequados à realidade de cada organização. 

Metodologia é o estudo dos métodos, ou as etapas que devem ser seguidas, de um determinado processo. A  palavra método vem do grego (methodos, met ́hodos), que significa “caminho para chegar a um  fim”.


A elaboração da MGP foi precedida de visitas aos órgãos da administração pública federal com o fulcro de conhecer a realidade do gerenciamento de projetos nesses órgãos. A vivência na área de projeto da equipe de elaboração foi relevante para publicação, pois permitiu incorporar a realidade dos órgãos, aplicar conceitos da administração pública, da área de  tecnologia da informação e do ordenamento jurídico que envolve projetos no ambiente público. 

Essa iniciativa está alinhada com a Estratégia Geral de Tecnologia da Informação (EGTI) do SISP, biênio 2011-2012, em seu Objetivo 4: “Aperfeiçoar a gestão de processo de TI nos  órgãos do SISP” e sua Meta 8: “Adotar um processo formal de gestão de projetos baseado nas melhores práticas de mercado”. Outro alinhamento é com o Planejamento Estratégico 2011-2014 da SLTI, objetivo: “Melhorar processos de gestão e governança de TIC dos órgãos  integrantes do SISP”.